sábado, 2 de junho de 2012

Reflexão - Solenidade Santíssima Trindade


Celebramos a Festa da Santíssima Trindade. Como nos fala a primeira leitura“Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus?”. É Deus que se revela e dentro desse processo que levou quase dois mil anos – de Abraão até Jesus – Ele se deu a conhecer. Diante da incapacidade da pessoa humana de chegar até Deus por causa do Pecado, Deus se apresenta ao homem e se revela chamando-o a uma comunhão de vida. Esta festa nos reporta ao Deus do amor e da misericórdia que “vem em socorro de nossa fraqueza” (Rom 8,26). Assim participamos de um MISTÉRIO. Deus nos achou dignos de receber a revelação do mais intimo d’Ele – Um Deus em três pessoas, sendo cada um, um Deus por inteiro – grande mistério que apesar de não conseguirmos compreender, conseguimos aceitar. 
Aceitamos por que o próprio Espírito Santo nos convence desta verdade e vivemos com ele e O absorvemos em nossa vida e participamos da vida das Três Pessoas de forma tão normal que é como se entendêssemos o mistério.
Mas vejamos Jesus manda batizar: “‘em nome’ do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e não ‘nos nomes’ destes três, pois só existe um Deus, o Pai Todo-Poderoso, seu Filho Único e o Espírito Santo: a Santíssima Trindade”. (CEC 232). Assim o Senhor declara quem, e como é o nosso Deus. Certamente é um mistério, mas vejamos é mistério por ser ininteligível e não por ser absurdo. Deparamos diante de uma grande muralha como algo intransponível, imenso, incomensurável, incompreensível, mas palpável, tocamos no mistério, o Pai, o Filho e o Espírito Santo é uma realidade em nosso meio e diante desta realidade só temos um ato a ser realizado – nos dobrarmos, reverenciar e adorar o eterno que se faz presente em nosso meio. Somos os mais agraciados e achados dignos, pela misericórdia do Pai, para participarmos de tão grande mistério assim São Paulo nos fala “recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai!”.
Clame em seu coração – Abá, Papai, Papaizinho – Estou aqui e te declaro MEU PAI, obrigado por me achar digno de tão grande graça e poder te chamar de Pai, obrigado pelo Filho que me deu esta condição, obrigado pelo Espírito que me revela esta verdade e me faz experimentar o céu em meu coração. O Céu me toca e vejo que a distância entre mim e a Glória eterna é ter a Trindade em minha vida. Já estou na eternidade.
Parece absurdo, mas cada instante de nossa vida pode ser um momento eterno depende de como vivemos e onde colocamos nossa vida. Seja de Deus e permita que Deus seja tudo em você. E para completar, vivamos o que o Senhor nos manda: “Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre”. A obediência aos mandamentos de Deus faz resplandecer a glória de Deus em nós.
Precisamos caminhar.
Antonio ComDeus

0 comentários:

Postar um comentário