domingo, 15 de maio de 2011

Ressuscitou o Bom Pastor

Ao longo  dos domingos pascais a liturgia nos tem apresentado os encontros de Jesus ressuscitado com seus discípulos. Juntamente com o túmulo vazio, as aparições são provas irefutáveis de um fato que transforma radicalmente o ânimo dos apóstolos. De homens apavorados e escondidos, passam a ser intrépidos missionários. Agora, como verdadeiros pastores, vão anunciando corajosamente no Templo, nas sinagogas, nas praças públicas, que o Senhor ressuscitou.
Neste domingo, tradicionalmente dedicado à oração pelas vocações, lemos o capítulo 10 de São João, em que Jesus se define como o Bom Pastor das ovelhas.longe de ser uma ruptura, a imagem do Bom Pastor está intimamente ligada às aparições narradas nos domingos anteriores.
Jesus é o Bom Pastor porque chama as ovelhas pelo nome, e elas conhecem a sua voz.Não foi assim que ocorreu com Maria Madalena, que reconheceu o Senhor ao ouvir sua voz chamando-a pelo nome?Do mesmo modo, o Bom Pastor que conhece as ovelhas se personifica em Jesus que conhecendo a fraqueza e a dúvida de Tomé, vem à sua presença, oferecendo-lhe nas chagas o símbolo de seu amor sem medidas pelo rebanho.
por fim, indo ao encontro dos discípulos de Emaús, o Senhor ressuscitado manifesta concretamente que o Bom Pastor,deixando as ovelhas no aprisco, vai atrás da que se perdera pelo deserto.
Rezemos por nosso amado Santo Padre por todos os nossos pastores, pelos(as) que se preparam para a vida consagrada e para os ministérios, a fim de que a imagem do Bom Pastor seja para eles o ícone de sua missão.

Texto retirado do folheto da Missa de Domingo.


"E que a nós catequistas que nos foi confiado a missão de levar as crianças, jovens e adultos a conhecer um pouco de Jesus o Bom Pastor, saibamos semear nos corações de cada um deles um pouco desse imenso amor de Deus".
Catequista Rosane Viana.

0 comentários:

Postar um comentário