terça-feira, 30 de novembro de 2010

Desarmai vossos corações



1º Domingo do Advento
O Senhor vem visitar o seu povo. Estejamos preparados!


Ao iniciarmos o ano litúrgico com o tempo do Advento, recordamos de modo espontâneo a parábola das virgens prudentes que, juntamente com as insensatas, participavam do cortejo nupcial ao encontro do esposo, como era costume na Palestina. Não é por acaso que um dos símbolos mais eloquentes deste tempo seja a Coroa do Advento. As quatros velas que se vão acendendo a cada domingo, simbolizam a espera do Esposo da Igreja que virá nos últimos tempos, que vem a cada dia de nossas vidas, e que veio em Belém como um menino numa gruta fria. Há que acender as velas, porque, quem espera se prepara!
Ao mesmo tempo, esta preparação nos impõe que despertemos do torpor do sono: já é hora de acordar, nos diz São Paulo na carta aos Romanos. O mesmo texto despertou Santo Agostinho de sua grande busca de sentido da vida e o fez acordar para o encontro que transformou sua existência. O Advento nos recorda que, ao  longo da vida, nos preparamos para o definitivo encontro com o Senhor através de uma certeza e uma dúvida: é  certo que o Senhor virá para julgar os vivos e os mortos, e que o seu Reino não terá fim; incerto, no entanto, é quando isso acontecerá. Esta espera, não utópica e passiva, mas numa atitude de quem já prepara a sua vinda, como os pais que, ansiosos, se preparam para o nascimento do filho.
Este é o sentido da profecia de Isaías que anuncia a transformação de espadas em arados e de lanças em foices. Num tempo em que se fala tanto contra a indústria bélica, em que o desarmamento está na ordem do dia, em que a escalada da violência nos enche de perplexidade e revolta, fica para nós o primeiro convite do Advento: preparar-se para o Natal é desarmar o coração do ódio, do preconceito, da inveja, do orgulho... da falta de Amor.


Texto retirado do folheto da Missa de Domingo.

0 comentários:

Postar um comentário