quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O Viver em cristo





A comemoração de todos os fiéis defuntos, ,o dia de Finados, torna-se uma ocasião propicia para meditarmos sobre a dimensão pascal da morte cristã.
Não se trata de mera coincidência que a devoção popular reserve a segunda-feira como o dia em que se recorde, de modo particular, nossos falecidos. Como sabemos, a cada domingo, a Igreja recorda a Páscoa semanal com a celebração do dia do Senhor, de modo que celebramos semanalmente a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.
Essa vitória, no entanto, não se limita a Cristo somente.Como primícias de todos os que adormeceram n’Ele, o Senhor nos precede. E, assim como, pelo batismo, todos fomos sepultados na morte com Cristo, todos nós ressuscitaremos com Ele.
Desse modo, o piedoso costume de recordar os falecidos no dia seguinte ao domingo, longe de ser uma superstição, deve expressar a certeza de que a ressurreição de Cristo já é a nossa vitória.
Ele é a nossa Páscoa. Sabemos que, se com Cristo morremos, com Ele ressuscitaremos como diz o apóstolo São Paulo: ”Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” Foi o próprio Cristo quem nos disse: ”Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que acreditar em mim viverá eternamente.”
Após a páscoa do senhor, o grande dilema humano não mais será vida ou morte, mas viver ou morrer com Cristo ou sem Ele. Pois,quer vivamos, quer morramos pertencemos ao Senhor,nosso Bom pastor, que dá a vida pelas ovelhas e ninguém, nem a morte nem a vida, nos pode tirar de suas mãos.
Por isso mesmo, neste dia de finados, que é o dia da saudade, é, ao mesmo tempo, dia da profunda esperança de um encontro que certamente virá, pois o céu é o encontro de todos aqueles que se amaram com Aquele que, ”tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.

                                             "SAUDADES SIM, TRISTEZA NÃO."

2 comentários:

Jonathan Cruz disse...

Oi Rosane, tudo bem?!
Li seu comentário hoje lá no blog, também ando numa correria sem igual e também é tudo que eu queria (amo trabalhar!).
Sobre o natal eu não tenho informações e sim quem pode te dar uma resposta concreta a a Cláudia do blog Catequese na Net.
http://www.catequesenanet.com.br/
PAZ E LUZ!

Anônimo disse...

gostei muito do texto tia, quer dizer que o dia de finados não é um dia de tristeza mas sim saudade.

Daniel

Postar um comentário