sábado, 31 de março de 2012

Mais forte que a morte.



 A liturgia deste domingo,abre as celebrações pascais,colocando-nos entre a multidão festiva que acolhe exultante a entrada de Jesus na Cidade Santa de Jerusalém e o silêncio desconcertante que irrompe do relato da Paixão,através do qual o evangelista Marcos dá a definitiva resposta à pergunta que perpassou todo o Evangelho:Quem é Jesus?
 A Paixão do Senhor nos reduz ao silêncio,um silêncio mas profundo que a multidão das vozes dos protagonistas e figurantes deste relato.Ele faz suscitar no coração uma pergunta da qual não é possível esquivar-se Por quê?...
 A esta segunda pergunta, o próprio Jesus nos responde quando, horas antes do Calvário,ainda no Cenáculo,proclamava aos Apóstolos:"Este é o meu Sangue que será derramado por vós para remissão dos pecados."Ele havia colocado sobre os ombros toda a humanidade,toda a história,todo universo,transformando o que seria um sinal de derrota,na grande e definitiva vitória sobre o mal. A morte do Deus feito homem tornar-se a grande afirmação de sua onipotência.
 Jesus nos revela,nos dias que se seguem, que todo seu poder é o poder do amor que vence o ódio,o rancor, a maldade e as vinganças;um amor que perdoa os algozes,que transforma os corações e que faz da própria morte,com Sua morte, a porta para a Vida.
Celebra-se amanhã. Domingo de Ramos, a Jornada Mundial da Juventude em nível local, em todas as dioceses e arquidioceses do mundo. No Rio de Janeiro, sede da próxima Jornada mundial de 2013,os jovens cariocas reúnem-se, na Praça Nossa Senhora  da Paz, em direção ao Arpoador para uma solene celebração, como que numa antecipação do que iremos viver no próximo ano em nosso país e, mais propriamente, em nossa cidade.
 Para isso,uma delegação de nossa arquidiocese, liderada pelo nosso Arcebispo, Dom Orani, entregará ao Santo Padre, reunido com delegações de jovens romanos e de varias partes do mundo, uma réplica da estátua do Cristo Redentor,simbolo de nossa cidade e do Brasil.
 Do alto do Corcovado,este venerável monumento,uma maravilha da humanidade, nos recorda a grande mensagem do amor de Deus manifestada em Cristo que,do alto da Cruz,nos mostrou até onde vai o amor de Deus por nós.

texto retirado do folheto da Missa.

0 comentários:

Postar um comentário