segunda-feira, 2 de abril de 2012

Semana Santa.O que é?


Ela começa no Domingo de Ramos, que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no domingo de Páscoa propriamente dito.
A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo e do Judaísmo que celebra a subida de Jesus Cristo ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição.
Para entender melhor acompanhe as passagens Bíblicas sugeridas.

- Domingo de Ramos– (Jo 12,12-19)

Foi nesse dia que Jesus, vindo da Galiléia, chegou a Jerusalém, para comemorar a Páscoa dos judeus - a data em que Moisés, orientado por Deus, abriu o Mar Vermelho e permitiu a fuga dos judeus, até então escravizados no Egito.
Bênção dos Ramos Ao chegar, Jesus é aplaudido pelo povo, que o saúda balançando galhos de árvores nas mãos. Hoje em dia, os católicos adotam ramos de oliveiras e palmeiras para demonstrar o culto a Jesus. Os ramos são bentos numa cerimônia chamada bênção dos ramos ou das palmas.

- Segunda, terça e quarta-feira santas:
A celebração da segunda-feira e terça-feira da Semana Santa não remonta aos primeiros passos da liturgia da Igreja. A Quarta-feira, porém, tinha uma celebração em que se fazia, ao menos, uma liturgia especial da Palavra.

- Quinta-feira Santa– (Mt 26,26-29; Jo 13,1-11)

A Última Ceia
Na quinta-feira seguinte, ocorre a última ceia para comemorar a Páscoa judaica. Durante essa ceia, Jesus lavou os pés dos apóstolos, em sinal de humildade, e distribuiu pão e vinho, dizendo que o pão significava seu corpo e o vinho, seu sangue. Instituição da Eucaristia.

A Traição de Judas
Após a ceia, consolida-se a traição de Judas. Sabendo que Cristo era perseguido pelas autoridades e estava escondido, Judas decidiu indicar seu esconderijo, em troca de 30 moedas de prata. Jesus é localizado e preso.

Bênção dos Óleos
Na Quinta-feira Santa, é feita a bênção dos óleos, usados no batismo, na unção dos enfermos e nas ordenações de novos sacerdotes. É celebrada uma missa, onde os padres lavam os pés de 12 pessoas, que representam os apóstolos, e fazem a adoração da Eucaristia, até a meia-noite.

- Sexta-feira Santa– (Mc 15,1-39)

É o dia em que Jesus morreu.
Naquela data, Jesus foi levado a Pôncio Pilatos, o governador romano, e a multidão foi atrás, acusando-o de criar confusão.

O Julgamento
Após interrogar Jesus, Pilatos disse: "Este homem não fez nada para merecer a morte. Vou mandar que lhe dêem uma boa surra e depois o deixem ir embora". Mas o povo gritava: Crucifique-o! Crucifique-o!".
Ao fim do julgamento, para agradar ao povo, Pilatos mandou que açoitassem Jesus com violência e que o crucificassem. Os soldados romanos, enquanto agrediam Jesus, enfiaram uma coroa de espinhos na cabeça dele e exclamaram: "Viva o rei dos judeus!"

A Flagelação
Depois, fizeram Jesus carregar uma cruz até o lugar chamado Calvário. Era lá que os condenados à morte eram crucificados ,Jesus foi pregado na cruz, por volta das 15h, Jesus foi crucificado.
Era a hora terceira quando o crucificaram.26.A inscrição que motivava a sua condenação dizia: O rei dos judeus.27.Crucificaram com ele dois bandidos: um à sua direita e outro à esquerda.28.[Cumpriu-se assim a passagem da Escritura que diz: Ele foi contado entre os malfeitores (Is 53,12).]

Via Sacra
Na Sexta-feira Santa, não há missa, mas leitura de trechos bíblicos, encenações e procissões.

-Sábado Santo

É o dia do repouso de Cristo no sepulcro. Também conhecido como Sábado de Aleluia.
Durante o dia, não há nenhuma cerimônia, pois Jesus está morto.
À noite, acontece a Vigília Pascal. É a espera pela ressurreição de Cristo, durante a qual é aceso o Círio Pascal.

- Domingo de Páscoa– (Lc 24,1-6)

É a festa da ressurreição de Cristo, que é a esperança dos católicos na própria ressurreição.
Páscoa, em hebraico, significa passagem.
.
No Antigo Testamento, representa a fuga dos judeus do Egito, quando atravessaram o Mar Vermelho.
No Novo Testamento, é a passagem da morte para a vida, a passagem de Cristo pela cruz e sua Ressurreição.

Para saber mais:

Os 50 dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecoste formam o Tempo Pascal. É o tempo da alegria e da exultação, um só dia de festa, “um grande domingo”. São dias de Páscoa e não após a Páscoa.
A festa da Ascensão é celebrada no 7º domingo da Páscoa e a semana seguinte, até pentecostes, caracteriza-se pela preparação à celebração da vinda do Espírito Santo.

Participe da Semana Santa!

Participe plenamente do Tempo Pascal

0 comentários:

Postar um comentário