sexta-feira, 28 de maio de 2010

A pobreza e a humildade de Maria.



A Igreja ensina que Nossa Senhora foi escolhida "desde toda a eternidade"(Cat.§ 488),para ser Mãe do Seu Filho.Por causa de sua Maternidade Divina, ela foi sempre 'Cheia de Graça'(gratia plena),concebida sem o pecado original,permanecendo sempre Virgem(cf.Cat.§ 499), e Assunta ao Céu de corpo e alma.Pela altíssima dignidade de escolhida para ser a Mãe do divino Redentor, Maria nunca experimentou o pecado, nem o Original e nem o pessoal; S.Luiz de Montfort,fazendo coro com os santos Padres,dizia que : "Assim como o mar é a reunião de todas as águas, Maria é a reunião de todas as graças.Mas entre todas as virtudes de Nossa Senhora,podemos destacar a humildade e a pobreza. Ela é a Mulher humilde,pobre de espírito-exatamente o oposto de Eva que era soberba. Santo Irineu de Lião,doutor da Igreja(+202), disse que "a  obediência de Maria desatou o nó da desobediência de Eva"(ad.Haer.).
Maria, a mãe do Senhor, tornou-se a" nova Eva".Os santos ensinam que foi a perfeita humildade de Nossa Senhora que fez com que Deus a escolhesse para a mãe do seu filho, eleita entre todas as mulheres.Ela mesma canta no Magnificat:"Ele olhou para sua humilde serva"(Lc 1,48).A soberba é o pior pecado.É o que levou também os anjos maus a se rebelarem contra Deus,e levou Adão e Eva à desobediência mortal para toda a humanidade.Alguém disse que o orgulho é tão enraizado em nós,por causa do pecado original, que"só morre meia hora depois do dono".
Ser humilde é ser santo, é descer do pedestal,é não se auto-adorar, é preferir fazer a vontade dos outros que a própria, ser silencioso,discreto,escondido é fugir das pompas e dos aplausos,como Maria, sendo Mãe de Jesus nunca se orgulhou; mas permaneceu pobre e humilde,São João Batista nos ensina a humildade de Maria: "Importa que Ele cresça e que eu diminua!"(Jo3,30), Jesus exaltou a Virgem Maria que precisou de muito pouco das coisas materiais para servir o Seu Filho e Senhor,e ser aquela que, como disse João Paulo II, " foi a que mais cooperou para a obra da Redenção da humanidade".Olhemos e imitemos a Estrela pobre e humilde, que é a nossa Mãe.
(texto escrito por Prof.Felipe Aquino,TV canção nova.)

"Que cada um de nós possamos coroar Nossa Senhora a cada dia de nossas vidas e peçamos a ela que sejamos simples,humildes e pobre de coração,que Maria não seja para nós apenas exemplo mais sim vivência de vida em Cristo".A Paz de Jesus e o Amor de Maria! (Catequista Rosane).

0 comentários:

Postar um comentário