sábado, 5 de junho de 2010

Jogo catequético: Estante Bíblica



Este jogo catequético é bastante eficaz para trabalhar a Bíblia.
O catequista precisará de:
  • 27 caixas de fósforo (se for trabalhar o Novo Testamento); ou 46 caixas de fósforo (se for trabalhar o Antigo Testamento), para os livros da Bíblia;
  • Papelão ou isopor (para fazer a estante);
  • Cartolina ou outro papel (para embrulhar as caixas de fósforo).

Primeiramente o catequista irá embrulhar as caixas de fósforo. Cada caixa representará um livro da Bíblia. Cada caixa deverá ter escrita nela o nome de um livro (como mostra a imagem). Deverá ser confeccionada também, uma pequena estante (papelão, isopor, ou outro material duro).
A turma será dividida em grupos. Cada grupo irá jogar desta maneira:
As caixinhas estarão todas misturadas. Na Bíblia, o grupo irá conferir a seqüência dos livros (na figura o jogo é voltado para o Novo Testamento). O grupo que organizar na estante o maior número de livros em um determinado tempo, por exemplo:  30 segundos, 1 minuto,irá vencer o jogo.
Variação do jogo:  Os livros podem ser escondidos pelo ambiente. Todos irão procurar por eles, e, à medida que os encontrarem irão à estante organizá-los, pondo-os em ordem (esta variação é bastante interessante, pois, os catequisandos fixarão bem o número de livros e a seqüência em que eles se organizam, pois, todos irão ajudar a organizar a estante).
O objetivo deste jogo é mostrar que a Bíblia é um conjunto de livros. Fazer relação da palavra Bíblia com seu significado “biblioteca”.
David Barbalho Pereira
davidbarbalhop@yahoo.com.br


0 comentários:

Postar um comentário