quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ser convidado e chamado, antes de ser enviado.



Missão quer dizer enviado para realizar uma ação, uma tarefa. Mas antes de ser enviada a pessoa é convidada, é chamada.

Na Bíblia encontramos muitas pessoas que foram chamadas e enviadas: Abraão, Moisés, Elias, Samuel, Davi, Ester, Ana, Isaías, Jeremias, Ezequiel, os profetas todos. Também os anjos : O anjo Gabriel foi enviado por Deus para anunciar a Maria que ela foi escolhida para ser a mãe de Jesus.
Mas o grande Missionário, o Enviado por Deus Pai, é Jesus. “Deus nos amou tanto que nos entregou o seu Filho único (Jo 3,16), o próprio Jesus confirma: “ Saí do Pai e vim ao mundo” (Jo 16,28). “Fui enviado para anunciar o Reino de Deus”. ( Lc 4,43).
Esta missão recebida do Pai, Jesus a comunicou a todos os seus discípulos e discípulas e a todos os seus seguidores e seguidoras.
Durante a sua vida e em toda a sua plenitude, depois da sua ressurreição: “ Como o Pai me enviou assim também eu vos envio” (Jo 20,21). Antes de subir ao céu disse: “ Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.18-20)
Missão, antes de ser uma tarefa a realizar, é vida a ser vivida, antes de sermos enviados para fazer missão, devemos existir e viver a vida em comunhão, no amor. Fomos criados à imagem de Deus para viver a mesma comunhão e amor que existe na Trindade Santa : Pai,Filho e Espirito Santo.
Jesus primeiro chamou as pessoas : Os apóstolos, discípulos , para segui-lo, só depois os enviou em missão.

- Onde moras, perguntaram os primeiros discípulos.
- Jesus disse-lhes: “Vinde e vede!” Então eles foram e viram onde Jesus morava e permaneceram com ele aquele dia ( Jo 1,38-39)
Só depois de terem conhecido Jesus, vivido com Ele e visto o que Ele fazia e como fazia, como amava e acolhia a todos, os apóstolos e os discípulos foram enviados em missão.
Ser missionário não é privilégio de determinadas pessoas, mas a essência de ser cristão: "Anunciar o Evangelho é necessidade que se impõe". (1Coríntios 9,16)

0 comentários:

Postar um comentário