quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nossa Senhora da Conceição Aparecida



Em 1717, nas águas do Rio Paraíba, foi encontrado pelos pescadores, Domingos Garcia,Felipe Pedroso e João Alves uma imagem de Nossa Senhora da Conceição que o povo logo chamou de Nossa Senhora Aparecida. A partir daí, aquela região se tornou lugar de romaria, para onde afluem multidões de peregrinos, que marcados geralmente pela dor, mas também pela esperança, ali encontram alento e força para continuar suas lidas.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil e modelo de todos aqueles que, em meio às dificuldades, mantém sua confiança no Senhor.
A virgem Maria nos ensina que nem os grandes sofrimentos são capazes de destruir o amor de Deus. Por isso, não nos deixemos abater pelos problemas, mas façamos sempre aquilo que está ao nosso alcance. Não há nenhuma cidade em nosso país cuja história, cultura, festas populares não tenha a marca daquela que um dia o Espírito Santo revelou, por seus lábios, que todas as nações a chamariam de Bem-aventurada.
Hoje, como único povo que somos, celebramos a Virgem que, com toda a justiça, foi proclamada a Padroeira do Brasil. Naquela imagem simples e rústica de terracota, encontrada pelos pobres pescadores em 1717, o símbolo de um povo que, em meio as águas do mar da vida, aprendeu a invocar desde o berço com palavras simples Aquela que é a mesma e única Mãe do nosso Deus e Senhor, Jesus Cristo. E nas Ave-Marias dos terços e dos rosários, no canto das ladainhas, no ofício de Nossa Senhora, nas novenas, benditos e romarias, nosso povo, nossa gente, reconhece na Mãe do Senhor o exemplo e modelo para os servos, para os filhos, que sempre intercede por nós.
Repetindo as palavras que o Pai do Céu confiou ao Arcanjo Gabriel, queremos mais uma vez, no fundo da alma e na profundidade do coração, rezar como nossos pais, avós e antepassados há tantos séculos, milênios:
Ave Maria cheia de graça,
O Senhor é convosco,
Bendita sós vos entre as mulheres
Bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus!
Santa Maria ,Mãe de Deus,
Rogai por nós pecadores
agora e na hora
da nossa morte. Amém!


1 comentários:

Anônimo disse...

nossa senhora rogai por nos e pelos povos do mundo inteiro

Postar um comentário