quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Cruz é o sinal do Cristão



O sinal da cruz se faz de dois modos: persignando-se e benzendo-se.
 

Persignar-se é fazer três cruzes com o polegar da mão direita aberta.
A primeira cruz na testa,
a segunda na boca e
a terceira no peito dizendo: 
Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos.

A primeira cruz sinalizada na testa é pedindo a Deus que nos livre dos maus pensamentos. 
A segunda cruz sinalizada na boca é para que Deus nos livre das más palavras.
A terceira cruz sinalizada no peito é para que Deus nos livre das más obras que nascem em nosso coração.

Benzer-se é fazer uma cruz com a mão direita aberta colocando-a na testa, em seguida no peito; nos ombros  esquerdo e direito dizendo: 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

O sinal da cruz é o verdadeiro sinal do cristão por dois motivos:
O primeiro é porque serve para distinguir os cristãos dos infiéis e
o segundo, porque indica os principais mistérios da nossa fé que são: 
Unidade e Trindade de Deus e Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

É muito importante que façamos o Sinal da Cruz com freqüência, principalmente pela manhã ao despertar, à noite ao deitar, 
antes  e depois de cada refeição, no começo e no fim de qualquer trabalho...porque através do sinal da cruz nós avivamos 
a nossa fé, repelimos as tentações e alcançamos muitas graças vindas de Deus.

Os pais são os primeiros catequistas. As Crianças aprendem muito mais observando exemplos e símbolos, que por palavras.
As pessoas que visitam a família percebem que é um lar cristão? 
 Os sinais do cristão fazem parte de seu lar?
 

4 comentários:

catequese disse...

Muito bom Rosane, sempre é bom está revendo estas coisas importantes, a paz de Cristo, Shenia.

Anônimo disse...

Oi, tenho uma duvida, pelo que eu sei quando fazemos sinal da cruz na testa é para que o Espírito Santo abra minha mente para entender o Evangelho, já na boca é para que eu Proclame o Evangelho e no peito para que eu Ame e cumpra o Evangelho, e em todos os sites encontro explicações igual a sua. Obrigada1

Anônimo disse...

Parabens!

Unknown disse...

Para muito além que um simples se proteger; UMA VIGÍLIA CONSTANTE PARA SI; DE SI!
Quando entendemos o porquê dos símbolos junto com as orações mais simples, percebemos como ricas e profundas estas são:
(†) Pelo sinal da Santa Cruz, <= na testa (que o evangelho guie minhas ações)
(†) livrai-nos Deus, Nosso Senhor, <= na boca (só saia de mim, coisas CONSTRUTIVAS;EDIFICANTES;BOAS)
(†) dos nossos inimigos, <= no peito (que eu não crie, projete inimigos em meu coração)
(†) Em nome do Pai, do Filho
e do Espírito Santo.
Amém.

Postar um comentário