sábado, 28 de agosto de 2010

DIA DO CATEQUISTA




Neste domingo celebramos a vocação do leigo na Igreja, especialmente do leigo catequista. Nossos parabéns aos abnegados apóstolos leigos, particularmente aos que se dedicam à catequese.
Com nossos parabéns vão também algumas dicas para um bom desempenho na catequese:


1. Antes de tudo, a preparação interior. O catequista deve ser um convertido, uma pessoa de boa conduta. Dar testemunho de vida na igreja, na família, no trabalho, no convívio social. Ninguém dá o que não tem. O copo só transborda quando está cheio.


2. Preparar profissional. Conhecer a doutrina, a Psicologia da criança, a Pedagogia.
Atualizar-se, participando de cursos. É preciso renovar e aumentar a bagagem. Não só para ter o que passar para os outros, mas para seu próprio enriquecimento espiritual.


3. É preciso pregar e falar com unção. Só a técnica não resolve. Há pregadores que se parecem com gravadores. Não colocam unção e paixão naquilo que falam. O espírito das trevas sabe a Bíblia de cor, mas não tem unção. Por isso não converte ninguém.


4. Preparo humano: Boas maneiras no trato com os catequizandos. Amor, mas amor exigente. Dedicação. Merecer a confiança que os pais dos catequizandos depositam no catequista.


5. Aprender com a Mãe de Jesus, que foi sua melhor catequista.


Parabéns a todas as catequistas pelo "Sim" a Jesus!


 Padre Clóvis de Jesus Bovo

0 comentários:

Postar um comentário