quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Santos Anjos

Os anjos foram dotados por Deus de inteligência perfeitíssima e, no entanto,
pecaram, revoltando-se contra seu Criador. Mistério do mal...  São Miguel,  por sua fidelidade, recebeu em prêmio a missão de  proteger a Santa Igreja.



Celebramos hoje a festa dos santos anjos. [...] Mas que podemos dizer destes espíritos angélicos? Eis o que nos diz a fé: acreditamos que eles gozam da presença e da visão de Deus, que possuem uma felicidade sem fim, os bens do Senhor que «nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais passaram pelo pensamento do homem» (1Cor 2,9). O que pode um simples mortal dizer sobre este assunto a outros mortais, ele que é incapaz de conceber tais coisas? [...] Se é impossível falar da glória dos santos anjos em Deus, podemos pelo menos falar da graça e do amor que eles manifestam relativamente a nós, pois gozam, não apenas de uma dignidade incomparável, mas também de um espírito de serviço cheio de bondade. [...] Não podendo compreender a sua glória, deixamo-nos prender tanto mais fortemente à misericórdia de que estão cheios estes familiares de Deus, cidadãos do céu e príncipes do paraíso.

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Bernardo (1091-1153)
Monge cisterciense e doutor da Igreja - 1º Sermão para a festa de São Miguel




San Miguel Pquia-San-Miguel-Dijon-Francia.jpg



São Miguel é o grande capitão do exército celeste. Seu nome Mi-cha-el significa, quem é igual a Deus? Quando Lúcifer, cego pelo orgulho, quis igualar-se ao Altíssimo, Miguel exclamou com voz trovejante: "Quem é igual a Deus?" E acompanhado pelos anjos fiéis, precipitou do alto dos céus a tropa rebelde dos apóstatas. Assim se tornou o generalíssimo do incontável exército dos santos anjos. Vê-se, nos profetas, que era o protetor do povo de Israel; agora o é da Igreja.



San Gabriel Pq S Sulpice Fougeres.jpg



São Gabriel, cujo nome significa Força de Deus, anuncia ao profeta Daniel a época da grande obra de Deus, a época do Filho de Deus feito homem, Cristo condenado à morte, a remissão dos pecados, o Evangelho pregado a todas as nações, a ruína de Jerusalém e de seu templo, a condenação final do povo judeu. É o mesmo anjo Gabriel que prediz ao sacerdote Zacarias, no templo, no santuário, junto ao altar dos perfumes, o nascimento de um homem que será chamado João, ou cheio de graça, e que não mais anunciará a vinda do Salvador, mas que o apontará: "Eis o Cordeiro de Deus! Eis quem tira os pecados do mundo!" É o mesmo arcanjo, sempre enviado para anunciar grandes coisas, que irá à humilde casa de Nazaré anunciar à Virgem Maria a maior de todas as coisas; comunicar que, sem deixar de ser virgem, ela daria à luz ao Filho do Altíssimo, que seria chamado Jesus ou Salvador, porque seria o Salvador do mundo. É esse glorioso arcanjo que nos ensina a dizer tal como ele: "Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres!"






São Rafael, cujo nome significa Médico ou cura de Deus, dá-se a conhecer a Tobias: “Quando oráveis, vós e Sara vossa nora, ou apresentava o memorial de vossas orações diante do santo; e quando sepultáveis os mortos, estava presente junto de vós”. Quando não vos recusáveis a levantar-vos da mesa e deixar vosso jantar para amortalhardes um morto, o bem que praticáveis não permanecia oculto; pois eu estava convosco. E por que éreis agradáveis a Deus, foi necessário que fosseis provados. Agora, porém, Deus enviou-me para curar-vos, a vós e a Sara, esposa de vosso Filho. Sou Rafael, um dos sete anjos que apresentam as orações dos santos, e que podem defrontar a majestade do Santíssimo!


5 comentários:

Meri Pellens disse...

Olá, Rosane!
É muito consolador saber que gozamos de especial proteção desses seres celestiais.
Beijinho e muita paz, querida.

Renata Schmitz Furlan disse...

Oi amada de Cristo, obrigada pela visita e carinho lá no blog! Tb gosto muito de suas postagens, sempre nos levando a reflexão! Abraço fraterno!

Catequese Kids disse...

Oii Rosane! que situação chata neh?
Acontece que 80% dos blogs da plataforma blogger estão com este aviso, que só visualizado quando conectamos com o navegador Google Chome. Ao conversar com alguns profissionais, eles me disseram que este fato está parecendo mais um "bug" do blogger, do que necessáriamente uma infestação por vírus.
O recomendado é tirar da sua página todos os gadgets de sites terceiros, como: calendários, relógios, contadores de visitas...
E esperar...

Tomara que isso se resolva o mais rápido possível!

Beijos,
Layse

Jonathan Cruz disse...

FICO TÃO FELIZ COM SUA VISITA LÁ NO BLOG. E AMO VISITAR O SEU, SEMPRE TEM NOVIDADES POR AQUI.
ABRAÇO

Cris Menezes disse...

oi, Rosane!!! Que os anjos Gabriel, Miguel e Rafael nos protejam.

Olha, entrei no seu blog e não deu aviso de vírus!!!!! rsrs :)

Postar um comentário