quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Você sabia?



Que a tradição da troca de presentes parece ter origem no nascimento de Jesus. Ainda na manjedoura, ele ganhou vários presentes dos Reis Magos. Assim, ao trocar presentes no Natal, as pessoas estariam repetindo esse gesto. Outra versão conta que a tradição teria surgido na Roma Antiga, na outrora festa da Saturnália, os pagãos apreciavam banquetes, música e ainda trocavam presentes. Algum tempo depois, a festa foi proibida, mas o costume permaneceu.


E sobre a tradição do Presépio você sabia que o Presépio é um dos mais tradicionais símbolos do Natal, surgiu em 1223, através de São Francisco de Assis, que decidiu se inspirar no relato da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
A ideia era reconstituir o ambiente onde Jesus nasceu e todos os então presentes. O costume difundiu-se entre os cristãos e virou tradição em todo o mundo.
Os Reis magos costumeiramente são retratados em fila, diante da manjedoura, na seguinte ordem : Gaspar, Belchior e Baltazar; os presentes trazidos pelos Reis Magos têm um significado especial.
O ouro é a realeza divina,
O incenso, a transcendência e as orações humanas que se elevam a Deus,
A Mirra é usada para embalsamar os corpos no Oriente e simboliza a eternidade.
O Presépio deve ser montado quatro domingos antes do Natal; a data correta para desmontar é no Batismo de Jesus, que tem data móvel.

0 comentários:

Postar um comentário