terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Advento



2º Domingo do Avento.
O Senhor vem visitar o seu povo.
Produzamos frutos de conversão.


Entre os grandes personagens do Advento, encontramos a figura do Profeta Isaías, que em seus oráculos messiânicos, como num sonho maravilhoso,anuncia um novo tempo, em que " a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar".
Para realizar seu projeto salvítico, Deus não recorrerá aos frondosos cedros do Líbano ou às majestosas palmeiras do oriente, mas lançara mão de um tronco ressequido do qual nada mais se espera: a raiz de Jessé. Desta cepa, símbolo da dinastia de Davi, que havia sido destronada após o exílio na Babilônia reduzindo o povo hebreu à dominação estrangeira, brotará uma nova vida. Na figura de uma criança indefesa que desafia e vence o mal, colocando a mão na cova da serpente, Isaías profetizou entre os povos, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Uma criança que, pelo simples fato de ser anunciada, já representa a definitiva derrota do mal, do qual a serpente é a imagem.
Advento é tempo de sonhar, sonhar com um mundo novo, que não deve ser apenas reduzido às festas de fim de ano, quando as pessoas ficam mais sensibilizadas à solidariedade e à fraternidade.
Advento é um convite a olhar para as folhas secas que vamos deixando ao longo da vida, contemplando tantos troncos ressequidos que são colocados ao longo da nossa caminhada na certeza de que Deus pode renovar nossas vidas, nossas lutas, nossos cansaço. È tempo de sonhar, e sonhar acordado, com os pés firmes no chão, com os corações ao alto, para pôr mãos à obra. Sonhar não custa nada...  Talvez descubramos que sonhar seja apenas um sinônimo da palavra esperança.
Que o profeta Isaías nos faça ouvir a voz que clama no deserto do nosso coração:

"Preparai o caminho do Senhor!"


Texto retirado do folheto da Missa de Domingo



0 comentários:

Postar um comentário