sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sem motivação, o Catequista é nada!

A catequese não é algo que podemos mensurar de forma matemática.Não dá para dizer "este ano ela não deu resultados por causa disso,disso e disso".Não dá para medir o que é êxito ou fracasso quando o assunto analisado é a catequese.; Ela não tem medida concreta para uma análise deste tipo.
A matemática do êxito do trabalho de um catequista está na medida exata da sua motivação. O coração do catequista é o melhor parâmetro de análise e resultados. A formula é simples: Catequista desmotivado, catequese com problemas. Catequista motivado, catequese com resultados positivos.
Nem todos os catequistas são "preparadíssimos" ou "afinados" para esta missão com conteúdos,técnicas e dinâmicas das mais diversas.Nem sempre possuem respostas para as inúmeras  indagações que são apresentadas durante o período de catequese. Mas motivação é algo que jamais não pode faltar. A catequese não pode abrir mão de catequistas motivados e motivação não é algo que se aprende em algum curso de formação, retiros ou em algum curso de especialização em teologia. Motivação está na essência e no encantamento por JESUS, algo que todo catequista precisa ter quando aceita o desafio da catequese.
Não tem como falhar uma missão que tem nela um catequista motivado.
Não tem como não dar certo algo que um catequista faz com alegria.
Não tem como não ter efeito uma tarefa em que o catequista acredita,crê, se empenha,luta e demonstra o encantamento pelo projeto de JESUS.
Motivação e fundamental na catequese.Sem ela, nada flui, as coisas não andam como deveriam andar e os problemas se tornam fardos,barreiras intransponíveis.
O documento de Aparecida  pede entre tantas coisas,espirito e impulso missionário e diz:"Não podemos ser acomodados,omissos,negligentes.É hora de converter-nos do comodismo,apatia,sacramentalização e burocracia. A Igreja precisa de uma comoção missionária, uma mexida forte".E como fazer uma mexida forte,deixando o comodismo de lado,se o que existe é desânimo?
Não espere pelo padre.Não espere que seu coordenador lhe dê a fórmula ou que algum "teólogo" especialista nisso ou naquilo lhe entregue de "mão beijada" a indicação do caminho exato que deve ser seguido. Não existem fórmulas mágicas para uma catequese ter êxito. O  resultado do que plantamos nas nossas ações como catequistas está diretamente ligado a nossa motivação. Se acreditarmos que o projeto de Cristo é o melhor, não tem alternativa a não ser dividir esta descoberta. Se não dividirmos, que sentido isso têm? Uma fé egoísta,individual,guardada a sete chaves,não tem efeito.E se dividimos e nos propomos a fazer com que mais pessoas sintam os efeitos desta descoberta,é preciso fazer isso com motivação!
Não se mede o sucesso da catequese pela quantidade de vezes que os catequizandos frequentam a missa ou pelo que eles sabem ou não dos conteúdos passados ao longo de muitos anos.
Isso não significa,necessariamente,êxito nem fracasso.
Terrível neste contexto,não é ver pais desinteressados ou jovens e crianças querendo ir embora antes do tempo dos encontros de catequese. Horrível e lamentável é enxergar um catequista sem motivação,que só reclama,lamenta,vive aborrecido,triste,sente-se incapaz e não consegue visualizar na sua missão uma luz para os outros.

Sem motivação,o catequista é nada e a catequese é nula.


Alberto Meneguzzi,Jornalista e relações públicas,catequista de crisma há 20 anos na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Caxias do Sul/RS.

12 comentários:

Reinaldo Fonseca - Pascom Paroquial disse...

Olá Rosane! Muito bom o artigo para motivar todos os catequistas neste inicio de ano. Seu blog continua uma benção Divina.
Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo Fonseca

Evanir disse...

Que Deus ilumine o nosso fim de semana e nos proporcione muitas Bênçãos.
Deus quer que cada um seja um canal de benção um para o outro.
È com esse espirito que venho desejar um lindo final de semana
beijos de paz e luz.
Com carinho.
Evanir...

Jonathan Cruz disse...

Oi Rosane que bom você gostou da mensagem e vai distribuir a mensagem para os catequistas, achei ela muito linda. Ahhhh e já fui a catequese hoje e foi um sonho de acolhida, tava com tanta saudade!!!

paz e luzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Caminhando com Jesus disse...

Excelente o texto, e muito verdadeiro. Catequista sem entusiasmo é catequista sem fé. A fé remove montanhas. Quem tem fé não desiste, não fica reclamando, não perde a esperança nem o encantamento pela catequese. Adorei!
Bom domingo Rosane, e fique com Deus!

Edite disse...

Olá Rosane, vim agradecer sua visita e dizer que de imediato já me entusiasmei com seu blog. Muito inteligente e com textos inspiradores. Já conhecia esse texto do Alberto no qual tem toda a minha concordância. Sem entusiasmo, matamos também o interesse dos catequizandos. Veio muito em boa hora esse texto como motivador para esse início de catequese.

Angela disse...

Olá,amiga Rosane!
Quero desejar a você uma semana iluminada pela presença amorosa de Deus!
Com carinho,
Angela

Pãozinho do Céu disse...

Oi Rosane, lindo este post, realmente se o catequista não tiver o ardor do Espiríto Santo no coração que faz com que tenhamos disposição e sabedoria para conduzir o encontro, realmete o encontro é nada. Só podemos ser bons catequista se tivermos cheios dom Espiríto Santo.

Amada uma semana abençoada para vc e sua família.

Com Carinho!

Sueli

Blog da Nena disse...

Oi Rosane! lindo texto !
Obrigado pela visita uma boa semana !
beijos Nena

Kesia Lima disse...

Olá Rosane! Passei pra fazer uma visitinha. É sempre uma alegria visitar seu blog. Esse texto é maravilhoso, já fizemos uma reflexão sobre ele com os catequistas de minha comunidade e foi muito proveitoso. Tem um selinho dedicado especialmente a você lá no meu blog. Um lindo domingo e uma semana bem abençoada! Um abraço e a paz do Senhor Jesus!

Gisele Cristo disse...

Olá....Passando para dar um oi e dizer que tem um selinho para vc lá no meu blog, Meu 1º selinho...bj Abraços Fraternos!!!

Blog da Nena disse...

Ola! Passando para desejar uma ótima semana!
Beijos! Nena

Elanycatequista disse...

Passando para retribuir o seu carinho e deixar um beijo bem carinhoso pra você, aqui no seu cantinho abençoado. Muita Paz e todo Bem meu doce anjo! Deus te abençoe!

Postar um comentário