quinta-feira, 28 de março de 2013

Papa Francisco



Foto divulgada pelo L'Osservatore Romano mostra papa Francisco lavando o pé de detento em reformatório juvenil de Casal del Marmo, Roma



O papa Francisco lavou os pés de 12 detentos de um centro juvenil em um ritual da Quinta-Feira Santa que ele celebrou durante anos como arcebispo e manteve agora que é pontífice . Dois dos 12 eram mulheres jovens, uma escolha incomum dado que o rito se refere a quando Jesus lavou os pés de seus apóstolos homens.
A missa foi celebrada no reformatório Casal del Marmo em Roma, onde 46 jovens e mulheres estão atualmente detidos. Muitos são ciganos e migrantes do norte da África, e o Vaticano disse que os 12 selecionados para o rito não eram necessariamente católicos.
Como os detentos são em sua maioria menores - o local mantém pessoas entre 14 e 21 anos -, o Vaticano e o Ministério de Justiça da Itália limitaram o acesso da imprensa. Mas a Rádio do Vaticano transmitiu a cerimônia ao vivo, e Francisco disse aos detentos que Jesus lavou os pés de seus apóstolos na véspera da crucificação em um gesto de amor e serviço.
"Se o Senhor lavou os pés de seus apóstolos, vocês deveriam fazer o mesmo um com o outro", disse Francisco em sua homilia. "Dei-lhes o exemplo para que possam fazer o mesmo."
Quando era arcebispo de Buenos Aires, o ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio celebrava o ritual do lava-pés em prisões, hospitais ou hospícios - parte de seus serviço aos pobres e aos mais marginalizados da sociedade. É uma mensagem de que ele mantém esse compromisso agora que é papa, dizendo que quer uma igreja "para os padres".

segunda-feira, 25 de março de 2013

Homilia do Domingo de Ramos




Domingo de Ramos - 2013

   Este dia caracteriza-se por um clima de festa e triunfo, mas se inicia com o Hosana e culmina no crucifica-o!
   É o mistério de Deus que manifesta Jesus doando-se por nós todo e todos os homens e mulheres de todos os tempos. Compreendendo a vontade o Pai, percebeu que era chegada há sua hora, amando-nos com amor infinito.
   Quem fez Jesus morrer?Tu és aquele homem! Judas que trai; Pedro que renega; Pilatos que lava as mãos, o povo que se aquece ao fogo, os soldados que dividem a túnica do condenado, os ladrões: atrás de todos eles há multidões e lá estamos nós também.
   Hoje, o processo entre Jesus ainda permanece. Permanece no processo contra os Judeus de todos os tempos. E para nós cristãos, o processo de Jesus e sua Paixão continuam e se renovam em cada discípulo e em cada homem que sofre e é perseguido, como Jesus, e é renovado por qualquer pessoa que se abandona ao pecado, pois com isto se prolonga o grito: Não! A este não!Mas a Barrabás! Crucifica-o!
   Cabe a nós escolher com que atitude queremos entrar na história da Paixão de Cristo: Com atitude de Cirineu, que se coloca ao lado de Jesus, ombro a ombro, para carregar com ele o peso da cruz; com a atitude das mulheres que choram do centurião que bate no peito e de Maria que fica silenciosa ao pé da cruz, ou se queremos entrar com atitude de Judas, de Pedro, de Pilatos e daqueles que “olham de longe” para ver como irá terminar aquele episódio.
   A pedra colocada na entrada do sepulcro de Jesus rolou. Jesus Ressuscitou! Contudo, enquanto dura este mundo de dor e pecado, ele está ainda misteriosamente no sepulcro; não ressuscitou ainda totalmente.
   “Ele”-escreve um autor do século II - “está na prisão, está no sepulcro, está sendo ofendido,porque com aqueles que sofrem, sofre ele também.
   Toda a nossa vida é, em certo sentido, uma “Semana Santa” se a vivermos com coragem e fé, na espera do ‘oitavo dia’ que é o grande domingo do repouso e da glória eterna.
   Neste tempo, Jesus nos repete o convite que dirigiu a seus discípulos no Horto das Oliveiras:
Ficai aqui e vigiai comigo (Mt 26,38)


(Cf. Romiero Cantalamesse, o verbo se faz carne, Ed. Ave Maria, 2012-pag. 799-802)

Homília feita pelo nosso pároco Pe.Givanildo Luiz

sexta-feira, 22 de março de 2013

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

Amados a paz de Jesus e o amor de Maria!
para quem não conseguiu pegar o folheto com a programação da Paróquia para Semana Santa está é a oportunidade de se manter informado com a nossa programação.
Lembrando que na sexta-feira dia 29/03 ás 09:00hs temos a vigília e adoração com as crianças da catequese,pedimos aos pais que não faltem.


SEMANA SANTA

18/03 - SEGUNDA-FEIRA

19:00h – Confissões para Páscoa

24/03-DOMINGO
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
07:00h – Concentração em frente à praça do Country –Benção dos Ramos e Procissão.

25/03- SEGUNDA-FEIRA

19:00h – Missa

26/03 – TERÇA-FEIRA

19:00h-             Missa
              “As Dores de Maria”

27/03 – QUARTA-FEIRA

19:00h - Missa



28/03-QUINTA-FEIRA SANTA

09:00h - Missa dos Santos Óleos na Catedral

19:00h - Missa da Instituição da Eucaristia e Rito  do  lava-pés  e  Transladação  do Santíssimo.Adoração a noite toda.

29/03 - SEXTA-FEIRA SANTA

15:00h - Celebração da Paixão na Paróquia logo após Via- Sacra pelas ruas do bairro.

30/03 - SÁBADO SANTO

19:00h - Vigília da Ressurreição

31/03 - DOMINGO DE PÁSCOA

07:00h - Missa de Páscoa
09:00h - Missa de Páscoa
19:00h - Missa de Páscoa