quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Santo Agostinho


Em um mundo cada vez mais relativista não é difícil buscarmos a verdade em lugares errados. E para isso, Santo Agostinho é um grande exemplo na atualidade. Ele foi um homem que nunca viveu na superficialidade. Sua busca inquieta e constante da Verdade é uma das características fundamentais de sua existência.
Como muitos, ele pensava em encontrar a Verdade no prestígio, na posse das coisas e na promessa de felicidade imediata. Ele cometeu vários erros, mas nunca parou nunca se satisfez com aquilo que lhe dava apenas um vislumbre de luz. Ao contrário, quando olhou para o seu íntimo, Agostinho percebeu que aquela Verdade, o Deus que buscava, sempre esteve ao seu lado e nunca o tinha abandonado (Confissões, livro III).
Hoje, quando parece que vivemos na superficialidade, com medo de buscar a Verdade, gostaria de me valer das palavras de Bento XVI e dizer a todos que não tenham medo da Verdade, não interrompam o caminho para ela, não deixem de buscar a verdade profunda sobre si e sobre as coisas, com os olhos interiores do coração. Deus não falhará em oferecer a Luz para fazer ver e Calor para fazer sentir ao coração que ama e que deseja ser amado.
Deus, que nos ama imensamente, o abençoe.
Padre Reginaldo Manzotti

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dia do catequista


Vocação é algo sublime,responder ao chamado de Deus e nos colocar em atitude de serviço,precisa ser livre e gratuito,servir exige uma atitude,fidelidade ao compromisso,não podemos ser catequistas somente no dia do encontro,precisamos ser catequistas o tempo todo,em todos os instantes da nossa vida,isto é o compromisso,as pessoas não vão seguir a Jesus pelo que falamos,mas sim pela nossas atitudes diárias,imagine que cada um de nós estivemos no pensamento de Deus,fomos escolhidos por Deus,pois o amor de Deus é o que faz o novo acontecer.Temos que nos perguntar constantemente se somos a imagem e semelhança de Deus,qual a imagem de Deus que eu estou passando ao próximo?
A conversão é um processo diário,só vamos saber se fomos fieis o dia que nos encontrarmos com Deus.
Evangelizar é um processo diário dos desafios da vida,ser catequista é uma proposta corajosa,temos que testemunhar a nossa vocação: O ser catequista.
"Não será dado nenhum fardo maior que as nossas forças".
O Papa nos diz: Catequista,Deus te chama para um momento novo: Redescobrir a alegria de crer e de reencontrar entusiasmo de comunicar a fé.
"Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,e faze-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria."(DAp29)
Neste dia dos catequista fica aqui a minha singela homenagem a todos nós catequistas unidos e perseverantes na fé e no amor a Jesus,é uma homenagem muito especial a uma de nossas catequista que esta passando por um momento difícil de saúde,mas ela como uma mulher de fé sabe que para Jesus nada é fim mas sim que tudo e um grande inicio,nossa querida amiga Sheila do blog http://semeandocatequese.blogspot.com.br/
peço a todos vocês que neste domingo dia do catequista,coloquem o nome da Sheila nas intenções das missas,pela saúde dele,obrigado a todos vocês,e um feliz dia do catequista a todos!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vocação chamado de Deus.

Vocacionados são chamados antes de tudo á santidade.

Vocação significa chamado: Alguém chama e alguém é chamado.Há uma ligação íntima entre aquele que vocaciona e aquele que é vocacionado ou chamado.Quem vocaciona dá a vocação e alimenta a chama do vocacionado.
Vocação é um designo pessoal do amor de Deus para cada pessoa.Quando Deus nos chamou à vida,no seu coração de Pai,Ele já guardava desde toda a eternidade um estado de vida,uma graça para enriquecer a pessoa e envia-lá missão.
Vocação e missão se encontram estreitamente ligados.Por isso,o que importa é discernir a vontade de Deus e abraça-la.Se esta for o casamento,vamos assumi-la, se for o sacerdócio ou a vida religiosa ou mesmo consagrados como casados,assumamos a postura de Maria:"Faça-se em mim segundo a vossa palavra"(Lc 1,38).
Na grande vocação cristã há um chamado de Deus dirigido a todos:"sede santos porque eu sou Santo".
No Novo Testamento está escrito "a vontade de Deus é a vossa santificação".Religiosos,padres e leigos vocacionado,são chamados antes de tudo á santidade.
Ainda hoje Deus continua chamando.Qual a sua resposta a Ele?

Dom José Palmeira Lessa Arc.Metropolitano de Aracaju - SE

Fonte :www.cancaonova.com/portal/

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O desafio do Sacerdócio

 Dom Orani João Tempesta - Arcebispo Metropolitano

Neste mês de agosto, a mãe Igreja dedica-o às vocações. Na primeira semana contemplamos a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. A proximidade das festas de São João Maria Vianney, e de São Lourenço, Diácono e Mártir, marcam essa orientação. Mas gostaria de me ater hoje à vocação à vida sacerdotal, que tem aumentado em nosso país. A figura e o exemplo do Cura d’Ars abre esse mês vocacional. 
Em 2009-2010 foi celebrado o Ano Sacerdotal, em função do 150º aniversário da morte do Cura D’Ars. O Santo Padre Bento XVI apresenta-o como um modelo para os sacerdotes de hoje. 
Como tem de ser um padre, hoje, na cena deste mundo em grande transformação? O Presbítero é o homem da Palavra de Deus, o homem do sacramento, o homem do “mistério da fé”. 
Os padres, como nos ensina o Concílio, “têm o dever primário de proclamar o evangelho de Jesus a todos os homens” (Presbyterorum ordinis, 4). Mas, nesta proclamação, está o dever também de levar cada homem e cada mulher desse mundo a um encontro pessoal com Cristo. 
Hoje, mais do que antes, devemos proporcionar possiblidades para que cada pessoa possa fazer esta experiência do encontro com Deus, e o devemos fazer com uma renovada esperança, mesmo nas adversidades de um mundo extremamente secularizado, hedonista, materialista, ateísta e indiferente. 
As pessoas devem perceber no sacerdote um algo maravilhoso, ao qual ele está a serviço. O que chamamos na teologia de configuração com Cristo. 
Nesta dimensão, encerra-se a sua vital presença na celebração eucarística, ápice da vida espiritual da Igreja, em que o sacerdote age na pessoa de Cristo. 
Em suma, o sacerdote deve ser um homem que está em contato permanente com Deus, e que nos leva a fazer a mesma experiência de santidade. 
A mais sublime missão do sacerdote hoje é, sem dúvida, ser um Cristo agora. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre”. 
O grande salto qualitativo na vida de qualquer padre seria uma autêntica renovação, que é possível e necessária, e, também uma grande afeição a uma plena e radical fidelidade à Palavra de Deus e à tradição da Igreja, aos quais ele serve no seu ministério.
O sacerdote é chamado a ser um místico, e que, ao mesmo tempo, se interessa pelas coisas do mundo, pela vida do homem nas suas angústias e alegrias, para que elas se tornem algo sagrado e agradável ao Senhor. 
O sacerdote deve trazer as pessoas em singular atitude de viva expressão da fé, ao essencial e ao decisivo de uma autêntica caminhada de espiritualidade cristã. Discurso este que se torna complicado num mundo do descartável e do superficial. 
Espero e peço a Deus que possamos, assim como o Santo Padre Bento XVI, na oração para o Ano Sacerdotal, repetir junto com todos os nossos padres, e com o mesmo fervor do Santo Cura D’Ars, as palavras que ele costumava rezar: “Eu te amo, Senhor, e meu único desejo é amá-Lo até o último suspiro da minha vida”.



Que Deus ilumine e abençoe os nossos Bispos, Padres,Diáconos e Seminaristas 

Dom Orani João Tempesta -Arcebispo do Rio de Janeiro

Padre Arnaldo Rodrigues

Padre Alberto Gonzaga

Padre Givanildo

Seminarista Marcos Caldeira



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

"Preparai o Caminho: Pré JMJ Rio 2013"

"Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos
no alto do Corcovado acolhe todos os povos."
 Em menos de um ano, em julho do ano que vem, a cidade do Rio de Janeiro vai acolher jovens de nacionalidades do mundo todo em um único evento. E o que poderia ser um empecilho, como os diferentes idiomas e a diversidade cultural, em Deus, tudo isso torna-se um atrativo e nos faz lembrar o Pentecostes, quando todos ouviam falar em sua própria língua (At 2, 1-11), a linguagem do amor.
A própria Jornada Mundial da Juventude surgiu do amor. No ano de 1984, em um encontro promovido pelo Beato, então papa, João Paulo II, cerca de 300 mil jovens estiveram unidos a ele na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na época, o Santo Padre entregou aos jovens a Cruz da Jornada. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e que, desde então, é vivido pela juventude de todo o mundo.
Uma prévia desse espírito de JMJ foi realizada no evento "Preparai o Caminho: Pré JMJ Rio 2013", no Ginásio do Maracanãzinho na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Tive a oportunidade de participar, no domingo, dia 29 de julho, às 9h ministrando uma palestra com o tema "Pregai o Evangelho".
Que o Cristo Redentor, de braços abertos, acolha todos os jovens nesta missão de Evangelização.
Padre Reginaldo Manzotti

  A nossa Paróquia foi muito bem representada por nossos jovens,segue as fotos:
















Que Deus abençoe a todos os jovens deste mundo,para que se rendam cada dia mais ao seu infinito amor!