quinta-feira, 31 de maio de 2012

Santíssima Trindade



Neste final de semana, a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade. Nesta festa somos chamados a nos debruçar sobre essa verdade: Deus é uno e trino. Um Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, que invocamos sempre quando participamos da missa ou fazemos uma oração. É o sinal de todo cristão. A Santíssima Trindade vem nos mostrar também que Deus é único, mas não solitário. E ressalta que, para alcançarmos a santidade, temos que aprender a amar e conviver fraternalmente com o próximo, como nos ensinou Jesus (Mc 12, 30-31).
Amparados em Deus, uno e trino, peçamos a graça de sempre ajudar quem precisa com essa oração a Santíssima Trindade:

Santíssima Trindade, me acompanha por toda a vida,
seja sempre meu refúgio seguro.
Pai Eterno, abençoa-me,
Jesus Cristo, Verbo de Deus, ajuda-me,
Espírito Santo, santifica-me.
Com a Santíssima Trindade,
que eu busque sempre o bem.

                          
                   Que Deus, na sua infinita misericórdia, abençoe você e sua família.

                               
                                           Padre Reginaldo Manzotti




sábado, 26 de maio de 2012

Solenidade de Pentecostes


Amanhã, dia 27 de maio, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes. Podemos notar a importância dessa festa nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos".
E para vivermos bem esse grande acontecimento da Igreja sugiro essa oração, que está no 9º Passo do Livro 20 Passos para a Paz Interior. 


ORAÇÃO PEDINDO OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Espírito Santo, concede-me o Dom da Sabedoria.

Sabedoria que faz caminhar nesta vida com o olhar na eternidade.

Sabedoria que vem do Alto mas faz viver com os pés no mundo e no coração do próximo.

Espírito Santo, derrama sobre a minha inteligência, pequena e limitada, o Dom do Entendimento, de forma abundante e profunda.

Revela-me os mistérios profundos de Deus.

Liberta-me das coisas fúteis da terra, para alcançar as verdades elevadas dos céus.
Mergulha-me nas verdades perenes da fé.

Divino Espírito Santo, derrama sobre mim o Dom da Ciência, para que eu possa julgar corretamente o valor das coisas criadas.
Tira de meus olhos o que me impede de ver a maravilha do mundo criado e de sua perfeita harmonia, da qual faço parte. Que ele não seja obstáculo para eu chegar a Deus, mas antes escada que me leve até Ele.
Divino Espírito Santo, infunde-me o Dom do Conselho.

Que o discernimento seja um fruto constante em mim. 

Que Tua luz brilhe no horizonte do meu pensar e agir.
Torna-me dócil às Tuas inspirações.

Rompe a minha surdez aos apelos da Sagrada Escritura e aos ensinamentos da Igreja.
Santo Espírito de Deus, por meio do Dom da Fortaleza, reveste-me de saúde no corpo e na alma, para a missão de discípulo de Jesus a qual fui chamado pelo batismo.
Nesta missão de lutar pelos valores de Cristo, faze-me firme e perseverante até o fim.
Na Tua fortaleza, que eu me refugie.

Na Tua fortaleza, que eu avance.

Pela Tua fortaleza, que eu lute.
Com Tua fortaleza, que eu persevere.

Espírito Santo, vem a mim com o Dom da Piedade.

Inflama meu coração e minh‚alma do amor ardente a Deus.

Que a verdadeira piedade me faça crer na Providência Divina.
Que o desrespeito dê lugar à serenidade nas minhas aflições.

Divino Espírito, que é fruto do amor do Pai e do Filho, através o Dom do Temor de Deus,
Dá-me um amor reverente ao Três-vezes-Santo.
Inebria-me de amor de tal forma e tanto que eu não consiga fazer algo além de amar a Deus e ao próximo.
Amém

Que Deus abençoe e o Espírito Santo ilumine você e sua família.
Padre Reginaldo Manzotti

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sentindo na pele...

... foi como classifiquei a minha triste experiência com a saúde pública aqui no estado do Rio de Janeiro, cidade "Maravilhosa" onde eu vivo, isso justamente no ano em que a campanha da fraternidade teve como tema "Fraternidade e saúde pública".pude vivenciar o que na teoria tentei explicar as minhas crianças da catequese, explicar foi bem mas fácil posso garantir.Vou relatar a vocês a minha experiência.
No último dia 24/04/2012, dei entrada na emergência do Hospital Federal de Bonsucesso as 18:00h com fortes dores de estomago,vomito e febre, fui atendida pelo médico as 22:40h, o médico que me atendeu pediu exame de sangue e uma tomografia, exames na mão foi diagnosticado que o meu problema era vesícula e que eu teria que ser operada o quanto antes,fui encaminhada para o cirurgião que constatou o que o clínico havia me dito,me informou que eu ia ser internada,mas que infelizmente a internação seria sentada numa cadeira,pois não havia leitos,fiquei exatamente 14 dias sentada numa cadeira,num lugar extremamente frio sentido dor,as pernas inchadas,mas sabia se fosse para casa,mas tarde acabaria tendo que voltar e passar pelo mesmo processo, então como apesar de tudo estava sendo medicada e aguardando a cirurgia resolvi ficar e aguardar, talvez vocês não possam imaginar a minha angustia,mas havia pessoas em estado bem pior que eu se submetendo a tudo aquilo para ter um atendimento médico,pessoas que como eu precisa do pouco que aqueles médicos e enfermeiros pudiam nos oferecer para que mesmo naquelas condições nos sentíssemos um pouco melhor.E a cada instante chegava mais gente,para que vocês tenham um ideia teve dias em que os médicos fechavam o serviço de emergência por não ter mas espaço físico para por as pessoas,olhava tudo e me perguntava o porque de tudo aquilo estar acontecendo para mim e para minha família,para aquelas pessoas que como eu estava ali,foram dias de agonia,lagrimas e sofrimento,tive um anjo que prefere ser chamada de amiga,sim a melhor que alguém pode ter,pois esteve ao meu lado o tempo todo,me dando força,orando e me trazendo muita paz para que eu conseguisse esperar, e graças ao meu bom Deus, chegou ao fim no dia 07/05/2012 quando finalmente fiz a cirurgia que estava esperando,mas para que isso acontecesse, contei com a ajuda de pessoas maravilhosas, que se indignaram com o que estava acontecendo e tomaram algumas providencias para que a cirurgia fosse feita,paro e penso e aquela gente toda que não tem quem as ajude,e me pergunto o porque temos que sofrer tanto,por algo que nos é de direito.
E assim meus amigos, estou me recuperando não só da cirurgia mas sim de todo essa angustia e sofrimento que classifiquei como "Sentindo na pele".



Está é a melhor pessoa que eu já tive o prazer de conhecer e conviver.minha amiga,irmã,parceira...
Nelma Rodrigues.
Obrigado por tudo!!