segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

" Seguir a Jesus "




Seguir a Jesus é ter um sonho que se realiza no meio de muitas tormentas... é ter um encontro com a Vida, quando tudo parece te deixar.


Seguir a Jesus é ter luz no meio da escuridão, ter humildade para voltarno caminho, ter sabedoria para escolher a melhor hora para prosseguir.
Seguir Jesus , é o encontro das águas turvas com toda a beleza do mar azul ...o caminho que o faz voltar para dentro, como se buscasse a luz que tantas vezes você deixou apagar.

Enfim, seguir Jesus , é sentir o verdadeiro amor nas veias que pulsam chamando, clamando e se você está perdido e ser encontrando por Ele.

Amados de Deus pense como é bom seguir a Jesus, e estar com Ele em todos os momentos da nossa vida, e fazer dela uma vida cheia de alegria, prosperidade, e amor ao proxímo.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O sal da penitência

Todo o cristão deve seguir o Mestre renunciando a si mesmo, levando a sua cruz e participando nos sofrimentos de Cristo (Mt 16, 24). Assim, transfigurado à imagem da Sua morte, torna-se capaz de meditar na glória da ressurreição. Seguirá igualmente o Mestre não vivendo já para si mesmo, mas para Aquele que o amou e Se deu a di mesmo por ele, e também pelos seus irmãos, completando «na sua carne o que falta aos padecimentos de Cristo pelo seu corpo que é a Igreja» (Gal 2, 20; Col 1, 24).

Por outro lado, estando a Igreja intimamente ligada a Cristo, a penitência de cada cristão tem igualmente uma relação própria e íntima com toda a comunidade eclesial. Com efeito, é apenas no seio da Igreja que, pelo baptismo, ele recebe o dom fundamental da metanóia, quer dizer da mudança e da renovação do homem todo; mas este dom é restaurado e fortalecido pelo sacramento da penitência nos membros do Corpo de Cristo que caíram em pecado. «Os que se aproximam do sacramento da penitência recebem da misericórdia de Deus o perdão da ofensa que Lhe fizeram, ao mesmo tempo que são reconciliados com a Igreja que foi ferida pelo seu pecado e que, pela caridade, o exemplo e as orações, trabalha pela sua conversão» (Vaticano II: LG 11). É na Igreja que a pequena obra da penitência imposta a cada penitente no sacramento participa de uma maneira especial na expiação infinita de Cristo.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

«Tudo é possível a quem crê»




«Se tiverdes fé como um grão de mostarda [...], nada vos será impossível» (Mt 17, 20). Podemos tudo através da oração: se não recebemos o que pedimos é porque não tivemos fé, ou porque rezámos pouco, ou porque seria prejudicial para nós que o nosso pedido fosse atendido, ou então porque Deus nos dá qualquer coisa melhor do que aquela que Lhe pedimos. Mas nunca deixamos de receber o que pedimos por a coisa ser demasiado difícil de obter: «Nada nos é impossível».

Não hesitemos em pedir a Deus mesmo as coisas mais difíceis, tais como a conversão de grandes pecadores, de povos inteiros. Peçamos-lho, por difícil que seja, com a fé de que Deus nos ama apaixonadamente e que, quanto maior é um dom, mais aquele que ama apaixonadamente gosta de o fazer; mas peçamos com fé, com insistência, constância, com amor, com boa vontade. E tenhamos a certeza de que, se pedirmos assim e com suficiente constância, seremos atendidos, receberemos a graça pedida ou uma melhor. Peçamos, pois, audaciosamente, a Nosso Senhor as coisas mais impossíveis de obter, quando são para Sua glória, e estejamos certos de que o Seu coração no-las concederá, por muito que pareçam humanamente impossíveis: porque dar o que é impossível a quem O ama é doce ao Seu coração. E quanto nos ama Ele!



Comentário ao Evangelho do dia feito por Bem-aventurado Charles de Foucauld (1858-1916)
Eremita e missionário no Saara - Méditations sur l'Évangile au sujet des principales vertus
(trad. de Œuvres spirituelles, Seuil 1958, p. 161)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Amai os vossos inimigos




A lei do Talião fora um salto qualitativo diante da simples vingança desmesurada: ela indicava que não se deveria retaliar além da ofensa recebida; neste sentido, buscava uma convivência baseada na justiça. O que seria de alguém indefeso, cujo inimigo poderoso resolvesse retribuir uma palavra que lhe desagradara com força das armas?
Jesus, no entanto, vem superar a justiça dos homens. Para Ele não basta retribuir na mesma medida aquilo que nos fizeram, aquilo que o outro fez com você, faça a ele;mas sim, aquilo que Deus fez com você, ,faça ao outro. A referência agora, para o cristão não será mas o mal que nos fizeram, mas o bem que Deus nos faz. Sinceramente , seria possível colocar isso em prática: oferecer a outra face a quem nos esbofeteou? Humanamente falando, não! Então,Jesus nos pediria o impossível? Jesus que na cruz já nos deu o seu exemplo, perdoando seus inimigos e pedindo por eles, não nos pede apenas, mas nos dá a graça, a força para realizá-lo com efusão do Espírito Santo em Pentecostes e no nosso Batismo. Por mais difícil que possa ser perdoar, sabemos que o que importa não é aquilo que sentimos, mas o que do fundo do coração queremos. É a vontade,não o instinto que deve nos mover. Se queremos perdoar de coração, por mais difícil que seja par nós, já perdoamos.
Muitos há que, diante disso, nos perguntam o que seria da humanidade se realmente todos agissem desse modo; não seria o triunfo da injustiça? Certamente se todos vivessem esta disposição, não haveria que dar a outra face, simplesmente porque não haveria quem esbofeteasse a face de ninguém. Se o mundo vivesse as palavras de Jesus não haveria injustiça, nem guerras. Quando um cristão procura viver os ensinamentos do Senhor, isso não significa que ele deverá abrir mão da justiça, sem a qual não há paz, mas sim da vingança feita com as próprias mãos, fruto estéril e venenoso de um coração sem Deus.
Toda vez em que se dá lugar à sede de vingança e não ao desejo de justiça, o homem mergulha naquilo que em nossa natureza temos de mais selvagem. Sabemos, por experiência, até onde pode ir uma sociedade que na prática vive a lei de talião. Em conflitos como aqueles que caracterizam a convivência entre hebreus e palestinos, por exemplo, quanto o sofrimento de ambas as partes... Que o Bom Deus nos ajude a construir na justiça um mundo onde realmente reine a verdadeira paz.

texto de reflexão retira do folheto da missa de domingo.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Deus cuida de nós!


Esperar em Deus é confiar plenamente que a nossa vida está em suas mãos. Significa dizer a Deus: Tu és minha vida, Tu és a minha única esperança .

Aos nossos próprios olhos, somos incapazes de nos manter em pé nas situações críticas da vida.

Mas aos olhos de Deus, não somente somos renovados em nossas forças, como Ele nos coloca em posições muito além daquelas com as quais poderíamos sonhar, para descansarmos, enquanto alcançamos vôos mais altos!

Não desista jamais, Creia!

Pois será através da tua fé no amor de Deus, que você contemplará o mover de Deus em tua vida!

As nossas forças são insuficientes para suportar e carregar o fardo pesado de nossas tribulações.

Muitas vezes não resistimos e caímos. Olhamos para os lados e para trás.

Não vemos ninguém que se interesse em nos ajudar.

Entretanto, se erguermos os olhos, veremos que existe alguém que se compadece de nós: O Senhor Jesus.

Ele conheceu de perto o sofrimento e suportou o peso de uma cruz que merecíamos pelos nossos pecados.

Ele conhece o ponto exato em que as nossas forças vão acabar e Se oferece para nos ajudar,

pedindo que lancemos a nossa carga aos Seus pés, e Ele nos susterá com a destra de Seu poder.

Infelizmente, muitos suplicam a sua ajuda, mas não a conseguem porque continuam agarrados às suas

preocupações e mergulhados em sua aflição ao invés de lançá-la sobre o Senhor Jesus. Hoje vamos entregar as nossas tristezas, angustias e sofrimentos aos pés do Senhor Jesus, pois só Ele pode nos livrar dos fardos das dores e dos sofrimentos, pois Ele é o nosso Deus do impossível.Paz e Bem!


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Eu, porém, vos digo...



Para o cristão, não basta apenas não matar; até mesmo uma palavra ofensiva deve ser banida de nossa convivência. Não basta não trair o cônjuge, pois mesmo o torpe desejo deve ser evitado no nosso coração. O cristão deve ser santo como o nosso Pai do céu é Santo. Essa é a grande razão da moral cristã, participar da vida divina, mediante a graça santificante neste mundo e na eternidade.
Por isso mesmo, a liturgia nos aponta o que a fé cristã chama de Novíssimos: morte, juízo, inferno, paraíso, ou seja, as realidades últimas e definitivas que darão uma só vez, mas cujos efeitos durarão pela eternidade. Num mundo secularizado perdemos o sentido de eternidade. Não são poucos os que sustentam que o simples pensar na eternidade nos faria perder o empenho por este mundo, levando-nos uma atitude de alienação. Ledo engano! Quanto mais se tem em vista a eternidade, melhor se é neste mundo, procurando-se fazer bem feitas todas as coisas, tendo consciência de que haveremos de dar contas a Deus do que fizemos com a vida que Ele nos deu de presente neste mundo.
É isso o que Jesus nos indica com a parábola dos dois homens que caminham rumo ao tribunal. Eles são cada um de nós e o próprio Jesus que, mais que adversário( só no sentido de quem está adiante,ex adverso), nesta vida é nosso amigo, nosso advogado junto ao Pai(cf.1 Jo2,1). Somos convidados a nos reconciliar com Deus e os irmãos.Isso significa reconhecer as nossas faltas, buscar cada dia, à luz da Palavra de Deus, sermos dignos do nome que recebemos no dia de nosso Batismo: cristão,isto é, outro Cristo. Para isso, faz-se necessário uma vida sacramental em que levemos à sério o sacramento da Penitência ou Confissão, como meio de uma profunda conversão para nossas vidas. Que a oração da missa de hoje nos inspire a isso: "Ó Deus que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo que possais habitar em nós. Amém."

texto retirado do folheto da missa.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sal da Terra e Luz do Mundo.




Ontem celebramos a luz da fé. Isaías fala da luz que brilha como aurora, da vida que refulge como o sol do meio-dia. Na medida em que se vive a justiça, a caridade para com os pequeninos, em que se é solidário, renuncia-se às obras das trevas para fazer resplandecer em nós a luz de Deus: "uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez", como cantamos no salmo de hoje.
Em São Paulo, é o humilde reconhecimento de sua fraqueza que o faz resplandecer no amor de Cristo. Depois da experiência negativa que tivera em Atenas com os homens da cultura de seu tempo, entendeu que deveria mudar o metódo de sua pregação, deixando que Cristo, e não a sabedoria humana, falasse por Ele, encontrando no testemunho de vida o mais brilhante meio de evangelizar. Ás vezes, os fracassos humanos são mais úteis que os êxitos...
Também nós somos chamados a esse encontro com Jesus, que nos convida a ser sal da terra e luz do mundo. Diante da tantas opções que nos são oferecidas, corrupção, fraude, injustiça, imoralidade, infidelidades, competições desleais etc., o cristão é chamado a enfrentar e vencer as tentações e as armadilhas que encontra ao longo do caminho.
Certa vez, o Papa João Paulo II, dirigindo-se aos jovens, disse que eles deveriam ser capazes de iluminar o mundo com a luz do amor ao próximo. No tempo em que as luzes fluorescentes dos grandes centros urbanos nem sempre convidam á santidade, o cristão é chamado a irradiar, com a sua vida, a fé que professa com os seus lábios.

texto retirado do folheto da missa de domingo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ser diferente ou ser igual?

Comentário ao Evangelho do dia feito por Concílio Vaticano II
Declaração sobre a liberdade religiosa, 11

Testemunhas da verdade

Cristo deu testemunho da verdade (Jo 18.37), mas não a quis impor pela força aos Seus contraditores. O Seu reino não se defende pela violência (Mt 26, 51-53) mas implanta-se pelo testemunho e pela audição da verdade; e cresce pelo amor com que Cristo, elevado na cruz, a Si atrai todos os homens (Jo 12, 32).

Os Apóstolos, ensinados pela palavra e exemplo de Cristo, seguiram o mesmo caminho [...], não com a coacção ou com artifícios indignos do Evangelho, mas primeiro que tudo com a força da palavra de Deus (1Cor 2, 3-5). A todos anunciavam com fortaleza a vontade de Deus Salvador «o qual quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade» (1 Tim. 2, 4); ao mesmo tempo, respeitavam os fracos, mesmo que estivessem no erro, mostrando assim como «cada um de nós dará conta de si a Deus» (Rom. 14, 12) (24) e, nessa medida, tem obrigação de obedecer à própria consciência. [...] Acreditavam firmemente que o Evangelho é a força de Deus, para salvação de todo o que acredita (Rom 1, 16). E assim é que, desprezando todas as «armas carnais» (2Cor 10, 4), seguindo o exemplo de mansidão e humildade de Cristo, pregaram a palavra de Deus (Ef 6, 11-17) com plena confiança na sua força para destruir os poderes opostos a Deus [...]. Como o Mestre, também os Apóstolos reconheceram a legítima autoridade civil [...]. Ao mesmo tempo, não temeram contradizer o poder público que se opunha à vontade sagrada de Deus: «deve-se obedecer antes a Deus do que aos homens» (Act. 5, 29). Inúmeros mártires e fiéis seguiram, no decorrer dos séculos e por toda a terra, este mesmo caminho.


Ao ler o Evangelho de hoje e ver este comentário feito pelo Concílio Vaticano II ,resolvi posta-lo aqui no blogger e compartilhar uma dúvida que me surgiu e faço uma pergunta que pode servir para cada um de nós: Porque sempre estamos tentando ser diferente se é tão simples ser igual?,Porque não fazemos a vontade sagrada de Deus que é tão simples? «deve-se obedecer antes a Deus do que aos homens» (Act. 5, 29). se não pudermos ser seguidores fieis como foram os mártires, que pelo menos sejamos firmes na fé,pois é através desta fé que a vontade de Deus vai acontecendo nas nossas vidas. Amados de Deus nem sempre a caminhada e tranquila e serena muitas vezes ela e árdua e obscura mais é através da nossa fé, naquele que é a nossa fortaleza , que os caminhos vão se abrindo e conseguimos ver o horizonte cada vez mais,pois Ele próprio disse: Contentai-vos com o que tendes 'Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei,de modo que podemos dizer com ousadia:' O Senhor é o meu auxilio, jamais temerei, que poderá fazer-me o homem? (Hb 13,5-6). Paz e Bem.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A vida é um desafio





Sabendo que a vida é um verdadeiro desafio o apóstolo São Paulo disse:

" Aprendi a viver alegre em toda e qualquer situação."

Ele sabia que estava sujeito a tudo, tanto a coisas boas, como a coisas ruins, mas aprendeu a viver com paz no coração, não se deixando abater pelas circunstâncias.

O Apóstolo São Paulo estava preparado para o desafio da vida. E você? Está preparado?


Abaixo estão alguns passos que o fará viver em segurança em qualquer situação:


Busque a presença de Deus, dentro de você mesmo, rendendo-se a Ele. Viva um dia de cada vez. Aprenda a agradecer por tudo. Caminhe firmemente em busca de seu objetivo. Seja uma pessoa de ação. Procure "voar" mais alto. Não se desespere em momento algum.Confie em Deus pois só em Cristo você consegue ser feliz.


www.padremarcelorossi.com.br

São Brás


De onde vem esse costume singular, de pedir a São Brás a cura das doenças de garganta? Convidamos o leitor a reviver os fatos maravilhosos da vida deste mártir dos
primeiros tempos do cristia­nismo, nos quais encontrará a origem da
poderosa intercessão de São Brás.



Neste dia, lembramos a vida São Brás, venerado tanto no Oriente como no Ocidente, nasceu na Armênia, no século III, foi médico e bispo em Sebaste. Como médico, usava dos seus conhecimentos para resgatar a saúde, não só do corpo, mas também da alma, pois se ocupava em evangelizar Sao Bras_2.jpgos pacientes.

No tempo deste santo aconteceu uma forte perseguição religiosa, por isso, como santo bispo, procurou exortar seus fiéis à firmeza da fé. Por sua vez, São Brás, que era testemunho de segurança em Deus, retirou-se para um lugar solitário, a fim de continuar governando aquela Igreja, porém, ao ser descoberto por soldados, disse: "Sede benditos, vós me trazeis uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meu corpo seja imolado como hóstia de louvor".

Morreu em 316. Quando as perseguições começaram sob o Imperador Dioclecius (284-305). São Brás fugiu para uma caverna onde ele cuidou dos animais selvagens. Anos mais tarde, caçadores o encontraram e o levaram preso para o governador Agrícola, da Capadócia na Baixa Armênia, durante a perseguição do então Imperador Licinius Lacinianus (308-324). São Brás foi torturado com ferros em brasa e depois foi decapitado.

O costume de abençoar as gargantas no seu dia continua até hoje, sendo usadas velas nas cerimônias comemorativas. São utilizadas para lembrar o fato da mãe do menino curado por São Brás, ter levado a ele velas na prisão. Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Brás e é muito venerado na França e Espanha.

Suas relíquias estão em Brusswick, Mainz, Lubeck, Trier e Cologne na Alemanha. Na França em Paray-le-Monial. Em Dubrovnik na antiga Iugoslávia e em Roma, Taranto e Milão na Itália.

Na liturgia da Igreja Católica São Brás é mostrado com velas nas mãos e em frente a ele, uma mãe carregando uma a criança com mão na garganta, como pedindo para ele cura-la. Daí se originou a benção da garganta no seu dia.

* * * ** * *


www.arautos.org

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

E DIZEM QUE SER CATEQUISTA,É FÁCIL!

Dúvidas Pascoais... Ou seriam Pascais?


Filho: Papai o que é Páscoa?
Pai: Ora, Páscoa é... bem...é uma festa religiosa!
Filho: Igual ao Natal?
Pai: É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
Filho: Ressurreição???
Pai: É ressurreição. Marta vem cá!
Mãe: Sim?
Pai: Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
Mãe: Bem, meu filho, ressurreição é tornar a viver depois de ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
Filho: Mais ou menos...Mamãe Jesus era um coelho?
Mãe: Que é isso menino! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele me solta uma besteira dessas na escola? Ave Maria!
Filho: Mamãe, mas o Papai do céu não é Deus?
Mãe: É filho, Jesus e Deus são o mesmo. Você vai aprender isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
Filho: O Espírito Santo também é Deus?
Mãe: É sim.
Filho: E Minas Gerais?
Mãe: Sacrilégio!!!
Filho: É por isso que a Ilha da trindade fica perto do Espírito Santo?!
Mãe: Não é o Estado do Espírito Santo QUE COMPÕE A trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negocio meio complicado, nem a mamãe entende direito, mas quando você for ao catecismo à professora explica tudinho!
Filho: Se Jesus, não é o coelho...quem é o coelho da Páscoa?
Mãe: Eu sei lá! É uma tradição. É igual ao Papai Noel, só que ao invés de presentes ele traz ovinhos.
Filho: Coelho bota ovo?
Mãe: Chega! Deixe-me ir fazer o almoço que eu ganho mais!
Filho: Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
Pai: Era, era melhor, ou então urubu.
Filho: Papai, Jesus nasceu no dia 25, né? Que dia ele morreu?
Pai: Isso eu sei, foi na sexta feira santa.
Filho: Que dia e mês?
Pai:?????Sabe eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.
Filho: Um dia depois.
Pai: Não , três dias depois.
Filho: Então morreu na quarta-feira.
Pai: Não,morreu na sexta-feira santa...ou terá sido na quarta-feira de cinzas? Ah! Garoto vê se não me confunde! Morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois no sábado de aleluia.
Filho: Como?
Pai: Pergunte a sua professora de catecismo!
Filho: Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
Pai: É que hoje é sábado de aleluia e o pessoal vai fazer malhação de judas. Judas foi o apostolo que traiu Jesus.
Filho: O Judas traiu Jesus no sábado?
Pai: Claro que não! Se ele morreu no sábado!!!
Filho: Então porque não malham o Judas no dia certo?
Pai: É boa pergunta. (Toca o telefone) Filho, atende pro papai. Se for um tal Rogério diz que eu não estou.
Filho: Alô, quem fala?
Rogério: Rogério Coelho Pascoal, seu pai está?
Filho: Não, foi comprar ovos de Páscoa. Ligue mais tarde, tchau.
Filho: Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
Pai: Cristo. Jesus Cristo
Filho: Só?
Pai: Que eu saiba sim, porquê?
Filho: Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
Pai: Coitada!!!
Filho: Coitada de quem?
Pai: Da sua professora de catecismo!!!!

Autor: Desconhecido


Workshop de formação para catequista - 15/11/2009

texto enviado pela catequista Heloisa.

Para todas as catequistas que muitas vezes acham que seu papel na evangelização não está dando certo, que de alguma forma não está sendo entendida pelos pequenos, saiba que vocês são muito importantes não só para as crianças as qual vocês ensinam o evangelho de Jesus mas para seus pais, continuem firmes na sua fé e no "Sim" que vocês deram a Jesus, pois fomos escolhidos e estamos a cada dia sendo capacitados por Jesus a cumprir a nossa missão. Desejo a todas as catequistas que já estão na caminhada ou que estão iniciando nesta maravilhosa missão, um ano repleto de muita Paz, Tranqüilidade, Perseverança, conte sempre com o nosso apoio e a nossa admiração pois vocês merecem. Paz e Bem.

(Equipe da catequese da paróquia Santa Edwiges)

E, levantando-se, ele seguiu Jesus.

Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu Te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu Te procurava do lado de fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das Tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava Contigo. Retinham-me longe de Ti as Tuas criaturas, que não existiriam se em Ti não existissem. Tu me chamaste, o Teu grito rompeu a minha surdez. Fulguraste e brilhaste e Tua luz afugentou a minha cegueira. Espargiste a Tua fragrância e, respirando-a, suspirei por Ti. Eu Te saboreei, e agora tenho fome e sede de Ti. Tu me tocaste e agora estou ardendo no desejo da Tua paz.

Quando estiver unido a Ti com todo o meu ser, não mais sentirei dor ou cansaço. A minha vida será verdadeiramente vida, toda plena de Ti. Tu alivias aqueles a quem plenamente satisfazes. Não estando ainda repleto de Ti, sou um peso para mim mesmo. As minhas alegrias, que deveriam ser choradas, contrastam em mim com as tristezas, que deveriam causar-me júbilo, e ignoro de que lado está a vitória. Falsas tristezas pelejam em mim contra as verdadeiras alegrias, e não sei quem vencerá. Ai de mim! «Tem piedade de mim, Senhor!» (Sl 30, 10). Ai de mim! Vês que não escondo as minhas chagas. Tu és o médico, eu sou o enfermo. Tu és misericordioso e eu sou miserável.


por Santo Agostinho (354-430)

www.arautos.org.br



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Campanha da Fraternidade 2011






O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.
A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' – a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.




Tema : Fraternidade e a Vida no Planeta
Lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22)



A cada dia que passa nos aproximamos mais e mais da Quaresma, palavra originada do latim que significa quadragésima, neste período dos quarenta dias que antecedem a festa ápice de todo o cristianismo que é a ressurreição de Jesus Cristo, que vence as trevas com sua morte e traz salvação ao povo com sua ressurreição, a Igreja Católica nos convida à conversão para celebrarmos dignamente a vitória da vida sobre a morte.
É neste período que a Igreja no Brasil representada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), coloca em prática a Campanha da Fraternidade (CF), surgida no ano de 1964, com o objetivo geral de despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo.
Neste ano de 2011, a Campanha da Fraternidade nos propõe o tema“Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto” retirado da carta de São Paulo aos romanos no capítulo 8, versículo 22. Com este tema, bastante sugestivo e que se encaixa no nosso cotidiano, a CF 2011 vem nos trazer o seu objetivo em que “reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”.




ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Senhor Deus, nosso Pai e Criador
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.