segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sagrada Família, Jesus, Maria e José




Celebrando as alegrias do Natal, somos convidados a contemplar a Sagrada Família, Assumindo a natureza humana, Jesus quis ter a experiência mais intima de cada um de nós: a vida em família, pois, no afeto, no carinho, na partilha do amor, da esperança e da fé, vamos nos tornando cada vez mais humanos. Em família, vamos também aprendendo a exercitar os grandes valores do Evangelho, descobrindo e acolhendo a presença de Deus. Quando a família se constrói verdadeiramente a partir do amor e da fé, nenhuma força do mundo a pode abalar.Agradecendo, pois, a Deus pela família que temos, peçamos por nossas famílias e pela grande família humana.
Com a Sagrada família aprendamos que só em Deus se encontra o ponto de união de um lar. Ser família é ser mais do que várias pessoas morando sob o mesmo teto e só o verdadeiro amor, que vem de Deus, pode transformar uma casa em lar, em família. Por isso vamos nos reunir com os nossos familiares não só nesta época de festas mais sempre para agradecer a Deus pela família que nos deste e pedir ao Senhor que nos una cada dia mais e que em nossos corações saibamos que a família e o tesouro mais precioso que Nosso Senhor nos enviou, pois a verdadeira família é aquela onde aprendemos a amar, respeitar, acolher e socorrer o próximo. É o lugar onde aprendemos a amar a Deus e a viver o dia a dia de acordo com Seus ensinamentos.

domingo, 19 de dezembro de 2010

São José,vivendo sempre o Advento

Entre aquelas pessoas que souberam viver plenamente o Advento,sem dúvida,podemos colocar São José como um dos primeiros da lista.Sua vida foi um constante advento.Nele,encontramos alegria,vigilância e capacidade de mudar os rumos sempre que necessário.
Alguns se assustam porque os relatos bíblicos pouco falam a respeito de São José.Estas pessoas,no entanto,esquecem de que,para o Reino de Deus,vida não é questão de tempo.Refere-se muito mais ao jeito como vivemos o tempo que nos é dado.Sejam muitos ou poucos os anos de nossa existência,eles valem a pena na medida em que nós os vivermos como fez São José.
Ele era um apaixonado,apaixonado por sua maria,pelas tradições de seu povo,pelo menino que acolheu do mais fundo do coração,pelo Deus que lhe vinha ao encontro nos momentos mais difíceis.São José nunca dividiu o amor.Quanto mais amava a mãe do Filho de deus,mais amava o Menino.Quanto mais se esforçava por dar o melhor de si a Mãe e ao Menino,mas amava seu povo e suas tradições.Quanto mais se empenhava na defesa da Sagrada Família,mais amava seu Deus,origem e proteção daquele Santo Lar.
São José era corajoso.O amor de São José não era um amor covarde,que foge diante da primeira dificuldade.Ao contrário,era um amor combativo,um amor que buscou incessantemente local para maria dar a luz,um amor que temeu atravessar o deserto e fugir para o Egito,onde seu povo tinha sido escravizado séculos antes,um amor,enfim,que não temeu empreender viagem de volta à terra natal,à pequena e querida Nazaré.Ali,no convívio com Maria e Menino, no serviço fraterno e acolhedor da carpintaria,junto ao seu povo e suas tradições.José completou sua missão:pai de família da Sagrada Família.
Por fim,a coragem de São José,coragem fundamentada no amor,não tirou dele momentos de dúvida e angústia.Sendo humano,São José também passou por estes sentimentos que a todos assolam.Mas, como homem de Deus,São José soube dar os passos necessários para mudar de rumo sempre que era necessário.


Querido São José Rogai por nós!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Senhora da Conceição: Senhora do Amor



Maria foi concebida sem a mancha do pecado original, em previsão dos méritos de Cristo. Jesus é o Salvador e o céu não poupou esforços para preparar carinhosamente a sua vinda. De muitos modos, diz a Sagrada Escritura, Deus falou outrora àqueles que nos antecederam, preparando a chegada do Messias(cf,Hb1,1). O olhar dos gestos amorosos deste Deus que vai se aproximando, mostrando seu amor e sua misericórdia, pacientemente aceitando os avanços e recuos de um povo, marcado muitas vezes por um coração semelhante à pedra (cf.Jr 6,28).
Mas o olhar da fé consegue ir mais longe ainda. Consegue ultrapassar os limites da história e mergulhar, mesmo que às apalpadelas, nos mistérios do Deus-Amor. O olhar da fé compreende a preservação de Maria como mais um dos inúmeros gestos carinhosos e cuidadosos para preparar a vinda do salvador e para que a humanidade O acolhesse plenamente.
O amor é gratuito. É anterior a toda e qualquer resposta que possamos dar. Para se manifestar, não depende de nós. Por isso, é forte, onipotente, e eterno.
Ora, como não acolher tão imenso amor? Como fechar os olhos e o coração para um amor que já cuidava da humanidade muito antes que ela pudesse perceber? Como recusar um amor diligente e misericordioso, que cuida de cada um de nós desde antes do nascimento?(cf.Jr 1,5).
Se, ainda assim, não soubermos como responder a este amor, voltemo-nos para a Virgem Maria. contemplemos sua vida.
Vejamos em Maria aquela que, tendo descoberto este infinito amor, não temeu atravessar as estradas e montanhas para visitar a prima Isabel, para acompanhar José a Belém, para proteger o Menino das garras de Herodes, para acompanhar o Filho nas agruras do calvário e para recebe-lô, sem vida, aos pés da cruz.
A Virgem Maria é para nós um sinal vivo do amor de Deus. Escolhida para ser a Mãe do Salvador, tornou-se fonte do Amor Divino, irradiando-o por onde passava. E, ainda hoje, elevada aos céus, é para nós fonte de esperança, amor e paz.

Amados de Deus este texto li no folheto da Missa do dia de Nossa Senhora da Conceição no dia 8 de Dezembro, e percebi que muitas vezes pensamos em Maria como aquela que intercede por cada um de nós e falamos dela como a Mãe de Jesus, mas Maria é muito mais que a Mãe de Jesus ela como o texto nos diz é nossa fonte de esperança, amor e paz, pois é exatamente isto que ela nos transmite, sempre uma mulher com força na fé ,esperança em Deus, amor para com todos e a paz no seu imenso coração, esta paz que  precisamos buscar para ter , Maria tinha de sobra, pois ela ao contrario de cada um de nós em nenhum momento deixou de crer em Deus e colocar a sua vida nas mãos D'ele.
Amados que hoje possamos refletir um pouco sobre a nossa fé, que hoje sejamos um pouco parecidos com Maria nesse imenso amor que Ela irradia a cada um de nós.


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Advento



2º Domingo do Avento.
O Senhor vem visitar o seu povo.
Produzamos frutos de conversão.


Entre os grandes personagens do Advento, encontramos a figura do Profeta Isaías, que em seus oráculos messiânicos, como num sonho maravilhoso,anuncia um novo tempo, em que " a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar".
Para realizar seu projeto salvítico, Deus não recorrerá aos frondosos cedros do Líbano ou às majestosas palmeiras do oriente, mas lançara mão de um tronco ressequido do qual nada mais se espera: a raiz de Jessé. Desta cepa, símbolo da dinastia de Davi, que havia sido destronada após o exílio na Babilônia reduzindo o povo hebreu à dominação estrangeira, brotará uma nova vida. Na figura de uma criança indefesa que desafia e vence o mal, colocando a mão na cova da serpente, Isaías profetizou entre os povos, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Uma criança que, pelo simples fato de ser anunciada, já representa a definitiva derrota do mal, do qual a serpente é a imagem.
Advento é tempo de sonhar, sonhar com um mundo novo, que não deve ser apenas reduzido às festas de fim de ano, quando as pessoas ficam mais sensibilizadas à solidariedade e à fraternidade.
Advento é um convite a olhar para as folhas secas que vamos deixando ao longo da vida, contemplando tantos troncos ressequidos que são colocados ao longo da nossa caminhada na certeza de que Deus pode renovar nossas vidas, nossas lutas, nossos cansaço. È tempo de sonhar, e sonhar acordado, com os pés firmes no chão, com os corações ao alto, para pôr mãos à obra. Sonhar não custa nada...  Talvez descubramos que sonhar seja apenas um sinônimo da palavra esperança.
Que o profeta Isaías nos faça ouvir a voz que clama no deserto do nosso coração:

"Preparai o caminho do Senhor!"


Texto retirado do folheto da Missa de Domingo



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vamos Montar o Presépio do Natal ?

Agora pegue a tesoura, cola, lápis de cor e mãos a obra vamos montar o nosso Presépio espero que vocês gostem.








Espero que todos se divirtam bastante montando este lindo presépio.








Você sabia?



Que a tradição da troca de presentes parece ter origem no nascimento de Jesus. Ainda na manjedoura, ele ganhou vários presentes dos Reis Magos. Assim, ao trocar presentes no Natal, as pessoas estariam repetindo esse gesto. Outra versão conta que a tradição teria surgido na Roma Antiga, na outrora festa da Saturnália, os pagãos apreciavam banquetes, música e ainda trocavam presentes. Algum tempo depois, a festa foi proibida, mas o costume permaneceu.


E sobre a tradição do Presépio você sabia que o Presépio é um dos mais tradicionais símbolos do Natal, surgiu em 1223, através de São Francisco de Assis, que decidiu se inspirar no relato da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
A ideia era reconstituir o ambiente onde Jesus nasceu e todos os então presentes. O costume difundiu-se entre os cristãos e virou tradição em todo o mundo.
Os Reis magos costumeiramente são retratados em fila, diante da manjedoura, na seguinte ordem : Gaspar, Belchior e Baltazar; os presentes trazidos pelos Reis Magos têm um significado especial.
O ouro é a realeza divina,
O incenso, a transcendência e as orações humanas que se elevam a Deus,
A Mirra é usada para embalsamar os corpos no Oriente e simboliza a eternidade.
O Presépio deve ser montado quatro domingos antes do Natal; a data correta para desmontar é no Batismo de Jesus, que tem data móvel.