quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um pedaço de bolo





Às vezes nos perguntamos: “O que eu fiz pra merecer isso?“, ou “Por que Deus tinha que fazer isso justo comigo?“.
Aqui vai uma belíssima explicação.
A filha dizia à sua mãe como tudo ia errado.
Ela não se saiu bem na prova de matemática, o namorado resolveu terminar com ela e a sua melhor amiga estava de mudança para outra cidade.
Enquanto isso, sua mãe preparava um bolo e perguntou se a filha gostaria de um pedaço,e ela disse:
  • - É claro mãe, eu adoro seus bolos.
  • - Toma, um pouco de óleo de cozinha.- Credo!
  • - Que tal então comer uns ovos crus?
  • - Que nojo, mãe!
  • - Quer então um pouquinho de farinha de trigo ou bicarbonato de sódio?
  • - Mãe, isso não presta!A mãe então respondeu:
  • - É verdade, todas essas coisas parecem ruins sozinhas, mas quando às colocamos juntas, na medida certa, elas fazem um bolo delicioso!
Deus trabalha do mesmo jeito.
Às vezes a gente se pergunta por que Ele quis que nós passássemos por momentos difíceis, mas Deus sabe que quando Ele põe todas essas coisas na ordem exata, elas sempre nos farão bem.
A gente só precisa confiar nele e todas essas coisas ruins se tornarão algo fantástico!
E lembre-se:A vida pode não ser a festa que nós esperávamos, mas enquanto estivermos aqui vamos aproveitar e dançar conforme a música.
Fonte: www.paideamor.com.br

Sorria,você está sendo observado!

O padre de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar. A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central. O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita. A curiosidade do padre crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali. O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim. Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali. E disse a oração que fazia: ‘
Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.’
O padre, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse. ‘É hora de ir’ – disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta. O padre ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes. Teve então, um lindo encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem…
‘Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.’
Certo dia, o padre notou que Jim não havia aparecido. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo. Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante. A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes… Nada!
Ao encontrá-lo, o padre colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira: – Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!
Parecendo surpreso, o velho virou-se para o padre e disse com um largo sorriso: – A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:
‘Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias. Agora sou eu quem o está observando… e cuidando!
‘ Jesus disse: ‘Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai.’ E se você não está envergonhado, passe essa mensagem adiante. Jesus é sempre o melhor amigo.
SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO!


São as orações que nos levam a Deus.

Rezar significa colocar-se junto de Deus, para d'Ele descobrir seu amor e aprender seu jeito de ser.Quando nos colocamos diante do Senhor, em atitude sincera, Ele sempre nos envia seu Espírito, diante do qual tudo mais se torna secundário.








Santa Tereza de Avila dizia: Quem não reza não precisa do diabo para ir ao inferno.

Pai Nosso em Libras!!


Queridas crianças e catequistas vamos aprender a rezar a oração que Jesus nos ensinou em LIBRAS.

Pai do Céu


  A liturgia deste domingo é marcada pela oração do Pai-Nosso. Ao pedirem a Jesus que lhes ensinasse a orar, o Senhor os faz recitar a prece que nos ensina a chamar a Deus de Pai. Desde as origens do Cristianismo, o Pai-Nosso foi transmitido com profunda veneração pelo Povo de Deus. Ele fazia parte da disciplina do Arcano,um conjunto de orações e preces que era guardado em segredo e partilhado unicamente pelos cristãos.
  A tradição cristã nos conta que os catecúmenos - ou seja, aqueles que durante três a cinco anos, se preparavam para a iniciação cristã, eram convidados no primeiro domingo da quaresma a darem o nome para o Batismo. A partir de então, no segundo,terceiro e quarto domingos, havia os chamados escrutínios quaresmais, orações e consulta à comunidade para ver se os candidatos eram realmente dignos de receber o Batismo. Poucos dias antes da sagrada Vigília Pascal, eram-lhes entregues duas orações que deveriam aprender de cor e que não poderia ser partilhada por aqueles que ainda não professavam a fé cristã: o Símbolo, isto é , o Credo, a síntese de nossa fé, e a oração do Pai-Nosso, que deveriam ser aprendidas para a noite do Batismo. Na noite Santa, depois de professarem a fé no único Deus, Uno e Trino, mediante a recitação do Credo, eram levados às fontes batismais, recebiam o Batismo, eram revestidos de uma túnica branca e, com os braços levantados para os céu rezavam pela primeira vez na vida a oração que o Senhor nos ensinou.
  Era um momento profundamente impressionante quando, juntamente com a comunidade, com lágrimas nos olhos, eles podiam finalmente chamar a Deus de Pai.
  Ao longo de nossa vida nos acostumamos a rezar o Pai-Nosso, sabemo-lo de cor e, por isso mesmo, corremos o perigo de rezar mecânicamente, sem nos darmos conta daquilo que rezamos, daquilo que pedimos. Seria bom que, neste domingo, recordando nossos antepassados na fé, pudéssemos rezar com a mesma emoção, como se fosse a primeira vez, e fazendo desta oração um projeto para nossa vida: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome...

retirada do folheto da missa

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Reze com os avós de Jesus São Joaquim e Sant'ana

Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do Messias, como previam as sagradas profecias.


Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha que dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim Ele o desejasse. Por isto a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal. A tradição diz que Joaquim nasceu em Nazaré, e casou-se com Ana quando ele era jovem. Ele era um rico fazendeiro e possuía um grande rebanho. Como não tivessem filhos durante muitos anos Joaquim era publicamente debochado.
O Pai de Ana teria sido um judeu nômade chamado Akar que trouxe sua mulher para Nazaré com sua filha Ana. Após o casamento de sua filha com Joaquim também ficou triste de não terem sido agraciados com netos.
Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, mas pelos escritos apócrifos, que não são citados na Bíblia, porque se entende que não foram inspirados por Deus. E eles apenas revelam o nome dos pais da Virgem Maria, que seria a Mãe do Messias.
No Evangelho, Jesus disse: “Dos frutos conhecereis a planta”. Assim, não foram precisos outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de Sua ação.
São João Damasceno exorta Joaquim e Ana como modelos de pais e esposos cujo principal dever era educar seus filhos. São Paulo diz que a educação dos filhos pelos pais é sagrada. Maria ao nascer no dia 08 de setembro de um ano desconhecido, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.
O Imperador Justiniano construiu em Constantinopla, uma igreja em honra de Santa Ana lá pelos anos de 550. Seu corpo foi trasladado da Palestina para Constantinopla em 710 e algumas porções de suas relíquias estão dispersas no Oeste. Algumas em Duren (Rheinland-Alemanha), em Apt-en-Provence, (França) e Canterbury (Inglaterra).
O culto litúrgico de Santa Ana apareceu no sexto século no leste e no oitavo século no Ocidente. No século décimo a festa da concepção de Santa Ana era celebrada em Nápoles e se espalhou para Cantrbury lá pelos anos de 1.100 d.C e daí por diante até século 14, quando o seu culto diminui pelo crescente interesse pela sua filha, a Virgem Maria. O culto a Santa Ana chegou a ser até atacada por Martinho Lutero, especialmente as imagens com Jesus e Maria, um objeto favorito dos pintores da Renascença. Em resposta, a Santa Sé estendeu a sua festa para toda a Igreja em 1582.
A princípio apenas Santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1.584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja, determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.

Oração: Ó Deus, Forte e Imortal, que concedestes a Santa Ana e a São Joaquim a graça de serem os pais daquela que foi concebida sem a mancha do pecado original, Maria Santíssima dai-me a Graça que tanto vos peço. Por Cristo e Maria, amém.
Ó São Joaquim e Santa Ana protegei as nossas famílias
desde o início promissor até à idade madura
repleta dos sofrimentos da vida e amparai-as na fidelidade às promessas solenes.
Acompanhai os idosos que se aproximam do encontro com Deus.
Suavizai a passagem suplicando para àquela hora a presença materna
da vossa Filha ditosa a Virgem Maria e do seu Filho divino, Jesus! Amém.

Padre Luizinho,
Com. Canção Nova. 
Depois de rezar clique em comentários e deixe seu testemunho sobre seus avós .

Dia dos Avós!


Hoje dia 26 de Julho é o dia dos Avós,celebrá-lo é comemorar a experiência de vida e reconhecer a sabedoria adquirida não nos livros,mas na vida,aproveite o dia de hoje para dizer a seus avós o quanto eles são importantes na vida de cada um de vocês. 

                            
                   "  VOCABULÁRIO DA VIDA"
Adeus:
É quando o coração que parte deixa a metade com quem fica.
Amigo:
É alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta.
Amor ao próximo:
É quando o estranho passa a ser o amigo que ainda não abraçamos.
Caridade:
É quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte.
Ciúme:
É quando o coração fica apertado porque não confia em si mesmo.
Lágrima:
É quando o coração pede aos olhos que falem por ele.
Mágoa:
É um espinho que a gente coloca no coração e se esquece de retirar
Netos:
É quando Deus tem pena dos avós e manda anjos para alegrá-los.
Orgulho:
É quando a gente é uma formiga e quer convencer os outros de que é um elefante.
Perdão:
É uma alegria que a gente dá e que pensava que jamais a teria.
Pessimismo:
É quando a gente perde a capacidade de ver em cores.
Paz:
É o prêmio de quem cumpre honestamente o dever.
Raiva:
É quando colocamos uma muralha no caminho da paz.
Simplicidade:
É o comportamento de quem começa a ser sábio.
Saudade:
É estando longe, sentir vontade de voar; e estando perto, querer parar o tempo.
Solidão:
É quando estamos cercados por pessoas, mas o coração não vê ninguém por perto.
Ternura:
É quando alguém nos olha e os olhos brilham como duas estrelas.
Sinceridade:
É quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho.

Oração a São Cristovão



Festa: 25 de julho. Comemora-se todo dia 25.


São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes.
Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III.
"Cristóvão"significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo".
Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas.
Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo.
Veio, a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás.
Colocou-se, pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor.
Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor.
São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes.
Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio.
Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio.
À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro.
Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro.
Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

ORAÇÃO - " Senhor, que dissestes: "Quem vos recebe, a mim recebe"; e mais:
"Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim", fazei com que o bem-aventurado mártir São Cristóvão
aumente em nós o amor de vosso nome e tenhamos a felicidade de ver-nos em nossos irmãos no caminho da vida. Amém".

ORAÇÃO - "Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes.
Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência.
E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".

sábado, 24 de julho de 2010

Calendário Especial



Hoje vou apagar do meu calendário especial dois dias: O ontem e o amanhã!
Ontem foi para aprender!
Amanhã será uma conseqüência do que posso fazer hoje.
Hoje enfrentarei a vida com a convicção de que este dia nunca mais retornará.
Hoje é a última oportunidade que tenho de viver intensamente.
Já que ninguém me assegura que amanhã verei o amanhecer.
Hoje terei coragem para não deixar passar as oportunidades que se apresentam, que são as minhas chances de triunfar!
Hoje aplicarei a minha riqueza mais apreciada: O meu tempo!
Meu trabalho mais transcendental: A minha vida!
Passarei cada minuto apaixonadamente para transformar este dia num único e no melhor dia da minha vida!
Hoje vencerei cada obstáculo que surgir no meu caminho acreditando que vencerei!
Hoje resistirei ao pessimismo e conquistarei o mundo com um sorriso com uma atitude positiva esperando sempre
o melhor!
Hoje farei de cada humilde tarefa uma sublime expressão!
Hoje terei meus pés sobre a terra compreendendo a realidade!
E as estrelas cintilarão para inaugurar o meu futuro.
Hoje usarei o tempo para ser feliz!
Deixarei as minhas pegadas e a minha presença nos corações queridos!
Venha viver comigo uma nova estação onde sonharemos que tudo o que nos propomos pode ser possível!
E ousaremos brindar a próxima manhã...
Com a certeza de um dia melhor!!!

mensagem recebida por e-mail www.padremarcelorossi.com.br

A vida lhe coloca onde você escolheu estar



Nasceste no lar que precisavas.
Vestiste o corpo físico que merecias.
Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas
lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.
Teus parentes e amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente sobre teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas, tudo aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos, atitudes são as fontes de atração e repulsão na tua jornada
vivencial.
Não reclames, nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograme tua meta,
Busque o bem e viverás melhor.
ESCUTEI DE UM AMIGO E FIZ QUESTÃO DE LER, PORQUE QUEM ESTÁ NO NOSSO MOMENTO
DE FÉ, NO COLO DE JESUS, TEM ALGUÉM QUE DIRIGE A NOSSA VIDA, ELE MESMO O PRÓPRIO JESUS.
E QUEM É GUIADO POR DEUS NO COLO DELE, NÃO TEM O QUE TEMER.
A SUA JORNADA CHEGARÁ NA HORA DELE, O FIM.
COMO, ONDE, QUANDO, EVANGELIZANDO OS OUTROS EU VOU PREPARANDO O CÉU.
mensagem enviada por e-mail site www.padremarcelorossi.com.br

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pastoral da Comunicação - Equipe Pascom

Agora aqui na Paróquia Santa Edwiges,  já podemos contar com mais uma Pastoral;  a da Comunicação, no domingo dia 18 de julho de 2010, saiu o 1º exemplar do nosso informativo mensal se chama. " A Voz de  Santa Edwiges", ele foi elaborado para informar todas as atividades que vão estar acontecendo na Paróquia durante o mês,por isso sua edição será mensal. Parabéns a todos que fazem parte da Pastoral da Comunicação.



Semana Catequética - Vic.Leopoldina - 12 à 16 de julho de 2010.

Como havia prometido a todos estou colocando as palestras que aconteceram durante a Semana Catequética,estão resumidas mesmo porque não caberiam aqui neste blog, que essas palestras possam ajuda-los de alguma forma.


Semana Catequética

Data: 12/07/2010. - 1º Dia
Tema: Catequese Especial
Palestrante : Padre Jayme – Paróquia São Geraldo.

Palavra de Deus vivida na Catequese Especializada

As pessoas com deficiência estão no centro da atenção da reflexão :Objetivos Específicos,
    • Promover dignidade
    • Denunciar a exclusão
    • Mostrar valores evangélicos
    • Assegurar direitos
    • Superar preconceitos
    • Sensibilizar a sociedade
    • Promover autonomia
    • Fortalecer organizações
    • Incentivar a participação efetiva
    • Apoiar iniciativas e incluir em todos os ambientes sociais.
Ver - Jesus disse para o homem: “levanta-te e vem para o meio.” (Mc3,3)
Ser pessoa com deficiência não é castigo,mas sim uma prova de amor.”
Deficiência não é sinônimo de incapacidade, mas é capacitar-se nas limitações, muitas vezes impostas por cada um de nós... Igreja,sociedade,governo etc...
Temos que : “ver a pessoa na deficiência e não a pessoa deficiente.”;Deficiência significa uma realidade,ninguém se torna menos pessoa por ter uma deficiência. Catequese Especial não é vaidade,não é algo para aparecer,mas sim algo para se fazer a cada dia levando os deficientes ao encontro de Jesus,com dialogo,amor e compreensão,pois o essencial e leva-los a conhecer Jesus.
Para a Igreja não há deficiência que limite nossa capacidade de amar.”
Se não entendermos isto e necessário que seguimos adiante,pois somos cristãos para Amar.
As pessoas com deficiência são Profetas, porque denunciam um mundo injusto,idólatra e cruel.
A Igreja e as instituições devem assumir: Inclusão na Igreja,nas escolas,acesso a catequese,cursos de Batismo,de noivos,formação na fé,participação nas pastorais.

O Padre Jaime trabalha na Pastoral dos deficientes da Arquidiocese do Rio de Janeiro,algo pioneiro no Brasil e no mundo.
Abaixo alguns sites:

Abaixo a mensagem que nos foi entregue pelas Catequistas da Catequese Especial.

Competindo

Há alguns anos atrás, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental e física, participaram da corrida dos 100 metros.
Alinharam-se para a largada e, ao sinal todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Um dos garotos, tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro, diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles perceberam o colega no chão,chorando e voltaram. Todos eles.
Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:
Pronto,agora vai sarar!”
E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...
Talvez os atletas fossem deficientes mentais, mas com certeza, “não eram deficientes espirituais.” Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida é muito mais do que ganhar sozinho.

O que importa nesta vida é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir nossos passos e mudar o rumo.

Assim nos ensina o Amigo Jesus

Catequese Especial
Igreja Santo Afonso – Tijuca – RJ




Data : 13/07/2010. - 2º Dia
Tema: Sagrada Escritura
Palestrante : Padre Ricardo -Paróquia Santo Antônio

A Bíblia se torna um livro qualquer se não a comunicarmos, a Bíblia nos ajuda a encontrar o sentido da nossa vida,por amor Deus se revelou ao ser humano.
Na catequese não vai adiantar se os catequistas lerem a Bíblia sem dar a ela o sentido verdadeiro,devem colocar a sua experiência com a Palavra de Deus o seu relato,fazer com que as crianças contem um fato da vida delas ,mostrar que em Gênesis há duas historias da criação,duas maneiras de definição de contar a criação.
Deus está enraizado na historia,sintonizado com a humanidade, somos canais de transmissão para toda comunidade.
  1. – A palavra de Deus é a mesma para todos, mas sua mensagem e particular,individual para cada um, esta mensagem esta contextualizada numa realidade.
  2. - Se eu não transmitir minha experiência particular com a palavra, de nada adianta.
  3. - A Bíblia nasce para o contexto,Bíblia reflete para o contexto ,e ao contexto particular de cada um.
  4. - Seguimento a Cristo nasce de uma curiosidade, este Cristo que estou anunciando e apresentando gera curiosidade, atração ?
  5. - Na minha catequese eu transmito o que os livros dizem ou o que eu vivo na minha experiência com a palavra?
  • Estimular as crianças a dialogar com a sua realidade e introduzir a palavra a partir dessa realidade.
  • De que maneira nos transmitimos e vivenciamos a Catequese.
Exercício de fé: Dividir as catequistas em 6 grupos contendo de 4 a 5 catequistas em cada um,cada grupo escolhe uma das passagens bíblicas e respondem a estas perguntas:

  1. – Como Deus se apresenta no texto?
  2. - Como Deus se manifesta no texto?
  3. - Como essa experiência pode nos ajudar na caminhada?
  • Depois cada um lê o que o grupo refletiu sobre a passagem bíblica escolhida.
1) êxodo - cap. 3
2) êxodo - 20,1-21
3) Isaias - 41,8-16
4) Oseias - cap.11
5) Mateus - 7,24-27
6) Lucas - 4,8-15

Mensagem que nos foi entregue neste dia:
"Tarde te amei,Beleza tão antiga e tão nova, tarde de amei! Tu estavas dentro de mim e eu te buscava fora de mim(...) Brilhaste e resplandeceste diante de mim, e expulsaste dos meu olhos a cegueira. Exalaste o teu Espírito e aspirei o teu perfume, e desejei-te.Saboreei-te, e agora tenho fome e sede de Ti. Tocaste-me, e abrasei-me na tua paz." (Santo Agostinho, confissões X, 27,38).
Semana Catequética - Vicariato Leopoldina - 12 à 16 de Julho de 2010.



Data : 14/07/2010.-3º Dia
Tema: Palavra de Deus na Tradição
Palestrante : Jandira Catequista de jovens e adultos -Paróquia São Rafael Arcanjo
Três Pontos:

  • A tradição Apostólica;
  • Sagrada Escritura;
  • O magistério da Igreja.
Hebreus 1,1-2 Um Deus que se revela.
      • O que é revelação? “Que Deus na sua bondade e sabedoria vai se apresentando, se aproxima e se revela ao homem por seu muito amor.”
      • Para quem e para quê Deus se revelou?
      • No antigo Testamento : Abraão,Moisés,aos profetas...
      • No Novo testamento : Na pessoa de Jesus Cristo, o verbo de Deus encarnado,tudo isso por amor e salvação do homem.
      • Jesus Cristo completa a Revelação e a confirma com testemunho divino (DV 4)
      • É no verbo encarnado que se cumpre as promessas de Deus!,Jesus vem ensinar a quem quiser aprender, o caminho que leva ao Pai.
      • Mas o que é Tradição : Transmissão oral ou narrativas,transmissão de valores espirituais de geração em geração; recordação,memória, costume.
      • Tradição Apostólica: Ide e pregai! Ide e ensinai! , a tradição tem importância essencial,os ensinamentos orais dos apóstolos eram tão palavra de deus como os ensinamentos escritos que encontram no Novo Testamento, esta Tradição Sagrada, juntamente com a Escritura dos dois testamentos, são o espelho em que a Igreja peregrina,contempla Deus, em que tudo recebeu, enquanto não chega a vê-lo face a face (1Jo 3,2)(DV7).
      • A Tradição e o magistério da Igreja: “ O patrimônio sagrado da fé contido na Sagrada Tradição e na Sagrada Escritura, foi confiado pelos apóstolos a totalidade da Igreja.(cic 84).
      • Tradição e as escrituras: A Bíblia e a Tradição não são dias fontes separadas da verdade cristã, nutrimos a nossa mente e o nosso coração com palavras que nos foi entregue pelos patriarcas,apóstolos, profetas.
      • Conclusão: Tradição,Escritura e Magistério da Igreja, de acordo com a sabedoria divina, estão articulados de tal forma associados que um não tem consistência sem o outro. Cada um deles contribuem eficazmente para a salvação das almas, sob ação única do Espirito Santo (DV10).
      • De que modo vamos evangelizar:
      • No principio...Didaquê
      • Um pouco mais tarde ..Catecismo
      • Um pouco mais ainda... Catequese
      • E hoje ...Iniciação Cristã de crianças,jovens e adultos.

Data: 15/07/2010.-4º Dia
Tema : Palavra de Deus e magistério da Igreja
Palestrante : Frei Luís -Paróquia Nossa Senhora da Glória -Cordovil
  • O que é Magistério da Igreja?
  • Ensinamento,Serviço
  • O Senhor Jesus antes da sua ascensão,deu aos apóstolos a autoridade de ensinar,garantindo a sua presença permanente junto a eles.
  • Todavia este magistério não está acima da Palavra de Deus, mas a serviço dela,não ensinando senão o que foi transmitido, no sentido de que por mandato divino, com assistência do Espirito Santo,plenamente ausculta aquela palavra,santamente a guarda e fielmente a expõe,e deste único deposito de fé tira o que nos propõe para ser criado como divinamente revelado.”
  • Quem vos ouve ,a mim ouve...”(Lc10,16) ,É importante que jamais nos esquecemos destas palavras de Jesus a seus apóstolos. Elas se desdobram sobre os sucessores dos apóstolos. Os fiéis,lembrando-se da palavra de Cristo a seus apóstolos (Lc 10,16), recebem com docilidade os ensinamentos e diretrizes que seus Pastores lhes dão sob diferentes formas são estas:
  • Decálogo (10 mandamentos),
  • Oração do Credo,
  • Oração do Pai Nosso,
  • Ensinam aos fiéis: Verdade, Caridade e Felicidade.
  • Ler : Catecismo da Igreja católica – 888,77,88,2033,2034,2035,890,95,2036.
  • Somos Cristãos, mas ainda estamos sendo gerados no útero da Mãe Igreja,para que ela nos leve a Deus.” (Frei Luís)

No dia 16/07/2010 – Foi realizada a vivência com todas as Catequistas,
essas fotos que seguem foram feitas pela catequista Célia Boechat,que as me enviou com muito carinho para que eu as posta-se aqui no nosso blog, obrigado a todas as 
Catequistas que participaram desta Semana Maravilhosa que Deus abençoe a cada uma de vocês pelo   “SIM de vocês A JESUS.” Amém!

















Jandira Catequista de jovens e adultos - Paróquia São Rafael Arcanjo







































Frei Luis -Paróquia Nossa Senhora da Glória em Cordovil